O Festival “Globo de Loros”, idealizado pelo Prof. Maikon Malaquias, foi realizado na quinta-feira (19/11), às 20h, no Auditório “Papa Francisco”. Antes do início do evento, alunos dos cursos de Farmácia e Publicidade e Propaganda fizeram uma exposição de produtos saudáveis, das 19h às 19h30, no saguão de entrada do UniSALESIANO. Os produtos – como iogurtes, balas, picolés e barras de cereais – foram produzidos pelos alunos na Farmácia-Escola e ganharam embalagens e banners de divulgação idealizados e produzidos pelos alunos de Publicidade e Propaganda.
Em sua segunda edição, o Festival “Globo de Loros” premia os trabalhos em vídeos produzidos por alunos de Publicidade e Propaganda. O Prêmio “Mídias Digitais” destacou as categorias Interatividade e Vídeo Viral do ano. O Prêmio Stop Motion foi para o Melhor Filme, Melhor Trilha Sonora e Filme mais criativo. O Stop Motion é uma técnica de animação com recursos da máquina de filmar ou de uma máquina fotográfica. São utilizados modelos reais em diversos materiais como massa de modelar, papel ou madeira. Os modelos são movimentados e fotografados quadro a quadro. Depois, são montados criando a impressão de movimento. Nessa fase, podem ser acrescentados efeitos sonoros, como fala ou música.
O apresentador do Festival foi o próprio Prof. Maikon. Ele explicou que o Stop Motion foi criado há quatro anos, como uma brincadeira de final de semestre. As animações evoluíram e culminaram na criação do Festival “Globo de Loros”, que também premia vídeos virais produzidos para a Internet e outras mídias digitais.
Participaram do evento os coordenadores do curso de Publicidade e Propaganda, Prof. Fernando Sávio, e de Farmácia, Prof.ª Ana Carolina Frade Gomes. Também estavam presentes professores dos dois cursos.
Na categoria Stop Motion participaram alunos do 2º Termo de Publicidade e Propaganda. Os premiados foram: Melhor Trilha Sonora: Agenda Mind; Filme mais criativo, Agência Criative; Melhor Filme, Agência Eureka. As votações para escolha dos vencedores foram feitas logo depois da exibição dos vídeos, com participação de todos os presentes.
Antes do encerramento, foi exibido um vídeo sobre a participação dos alunos de Publicidade no Fest’Up, o maior festival universitário de Publicidade, realizado em setembro último na FAAP em São Paulo.