Os alunos do Curso de Tecnologia em Desenvolvimento de Jogos Digitais do UniSALESIANO tiveram uma oportunidade única no último dia 4 de novembro: conhecer de perto a trajetória de quem transformou a paixão por games em uma carreira internacional.

Vinicius Freire Curto, de 35 anos, egresso da instituição, compartilhou sua experiência no desenvolvimento de projetos de grande escala, incluindo o jogo “Nicktoons & The Dice of Destiny”, que reúne personagens icônicos da Nickelodeon.

Atualmente ocupando o cargo de Lead Game Designer na Petit Fabrik, empresa brasileira reconhecida por suas produções criativas e parcerias globais, Vinicius liderou uma equipe de sete designers na criação da jogabilidade do título. Durante o encontro, ele apresentou detalhes sobre o uso da Unreal Engine, uma das principais plataformas de desenvolvimento de jogos do mundo, demonstrando como o motor gráfico permite integrar arte, programação e jogabilidade de forma eficiente.

“A graduação me proporcionou uma base sólida e uma visão ampla das diversas áreas envolvidas na criação de jogos”, relembrou Vinicius, que foi aluno da primeira turma do curso de Tecnologia em Jogos Digitais do UniSALESIANO, entre 2009 e 2011.

MERCADO

O encontro representou mais do que uma simples palestra. Para os acadêmicos presentes, dialogar com um profissional formado pela própria instituição e hoje atuante em projetos internacionais trouxe inspiração e uma perspectiva realista sobre os desafios e as oportunidades da indústria de games.

Vinicius compartilhou percepções sobre as tendências do mercado, enfatizou a importância da colaboração entre equipes multidisciplinares e destacou a necessidade de constante atualização profissional. Durante sua apresentação, ele também reforçou a importância de os alunos identificarem suas áreas de maior interesse e aprofundarem seus estudos de forma direcionada.

O Curso de Tecnologia em Desenvolvimento de Jogos Digitais do UniSALESIANO tem duração de seis semestres e prepara profissionais para atuar nas diversas etapas da criação de jogos eletrônicos, desde o conceito e o design até a programação e o gerenciamento de projetos.

Com uma grade curricular voltada à prática e ao uso das principais ferramentas do setor, como Autodesk 3Ds MAX, Unreal Engine e Unity, o curso forma profissionais capazes de unir criatividade, técnica e visão estratégica para atender às demandas do crescente mercado de games e entretenimento digital.