Um dos assuntos de grande destaque na imprensa brasileira, as pedaladas fiscais foram discutidas durante a 16ª Semana de Contabilidade do UniSalesiano de Araçatuba, realizada de 21 a 25 de setembro. A proposta foi demonstrar o papel social do contador e discutir imoralidades e ilegalidades nas práticas contábeis.
Na abertura, na segunda-feira (21/09), o palestrante foi o empresário da área contábil, Marco Antônio de Campos Salles, que falou sobre “O papel do profissional da contabilidade em um cenário de crise”. Na terça-feira (22/09), o conselheiro de assuntos tributários do Fecomércio, Gildo Freire de Araújo, falou sobre “Transparência: um atributo da contabilidade”.
Na quarta-feira (23/09), o delegado de Polícia Federal, Sérgio Henrique dos Santos Matheus, abordou o tema “O papel do contador nas operações policiais e fiscais”. No último dia de atividades, na quinta-feira (24/09) o palestrante foi o delegado adjunto da Receita Federal em Araçatuba, Célio Jordão Lavoyer, que falou sobre “O papel da Receita Federal em prol da sociedade brasileira”. A 16ª Semana de Contabilidade foi encerrada na sexta-feira (25/09) com uma festa de confraternização.