A 3ª Semana de Cultura e Cidadania do UniSALESIANO de Araçatuba, realizada nos dias 17, 18 e 19 de setembro, bateu recordes de atendimento à população de Araçatuba. Um balanço divulgado pela coordenadora da Semana, Prof.ª Rossana Abud Cabrera Rosa, indica que em dois dias foram realizados mais de dois mil atendimentos na área de saúde e prestados outros inúmeros serviços.

A 3ª Semana de Cultura e Cidadania do UniSALESIANO de Araçatuba teve sua abertura solene no dia 17 de setembro, quando mais de mil pessoas lotaram a Igreja Universitária. Entre as autoridades presentes estavam o Reitor, Pe. Luigi Favero, que recebeu as autoridades convidadas: o bispo de Araçatuba, Dom Sérgio Kryzwy, o bispo emérito de Guarapuava – PR- Dom Giovanni Zerbini, o prefeito de Araçatuba, Aparecido Sério da Silva, os vereadores Beatriz Nogueira e Jaime José da Silva, o diretor do Colégio Salesiano de Araçatuba, Pe. Marcelo Fujimura, convidados salesianos e representantes de várias entidades e associações de Araçatuba.

Depois de apresentações musicais e discursos das autoridades, uma multidão de alunos acompanhou a soltura de dois mil balões biodegradáveis, com sementes de árvores nativas da região. Também na mesma noite, foi inaugurado um Monumento a Dom Bosco, instalado no jardim da universidade. A cerimônia foi encerrada com uma grande queima de fogos de artifício.

Os atendimentos à população aconteceram na sexta-feira (18/09) nos períodos da manhã e noite, no campus universitário, e no sábado (19/09) na Praça Getúlio Vargas, no centro de Araçatuba.

Foram realizadas 465 aferições de pressão arterial e distribuídos mais de 1.200 folhetos com orientações dos Projetos “Amigos da Coluna” e “Prevenção de Câncer da Mama”. O Projeto “Massagem Quick” atendeu 476 pessoas. Além disso, foram doadas três mil mudas de árvores e adotados 21 animais, entre cães e gatos.

No sábado, na Praça Getúlio Vargas, 271 pessoas participaram de atividades como aula de Jump, zumba, pilates e Muay Thai. Também foram realizadas avaliações de flexibilidade e Relação Cintura. Os Rotary Clube Araçatuba Centenário e Rotary Kids promoveram arrecadação de livros para doação; também houve participação do Grupo escoteiro Dom Bosco, com 80 crianças, e exposição do Museu do Escotismo.