Nas próximas semanas deve chegar às livrarias de todo o Brasil a obra “O Argumento Ético-Social na Propaganda: Uma Marca da Contemporaneidade”, da publicitária Renata Corrêa Coutinho. O livro situa a função da publicidade e propaganda no sistema capitalista e como sua linguagem retrata as relações sociais e o cenário contemporâneo.
Ao comparar a estrutura dos anúncios analisados com a composição tradicional das mensagens mercadológicas, a autora revela importantes estratégias dos argumentos ético-sociais, entre elas, a convergência da comunicação institucional, social, mercadológica e de relações públicas e mensagens verbais e visuais com foco nas pessoas reais e suas necessidades.
Renata Corrêa Coutinho é publicitária, foi professora do UniSALESIANO de Araçatuba por cinco anos e atualmente integra o corpo docente da Universidade Federal do Pampa, no Rio Grande do Sul, onde atua na área de planejamento da comunicação mercadológica e pesquisa temas relacionados à produção de sentidos no/do discurso publicitário.
O livro já pode ser adquirido pelo site da editora Paco: http://editorialpaco.com.br/livro/o-argumento-etico-social-na-propaganda/