A Solinftec abriu as portas para acadêmicos dos Cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica e Administração do UniSALESIANO conhecerem a produção do “Solix Ag Robotics”, o primeiro robô autônomo para produção de alimentos em larga escala.

A visita técnica foi realizada no dia 6 de novembro, com a supervisão do Coordenador do Curso de Administração, Prof. José Lorenzetti, e do docente dos cursos de Engenharias do UniSALESIANO, Prof. Edval Viveiros. O grupo teve a oportunidade de conhecer de perto o processo de fabricação de equipamentos que aliam alta tecnologia a produção manual.

De acordo com Edval, a Solinftec fabrica um robô a cada dois dias, o que mostra a eficiência de sua operação. São produtos sofisticados, que combinam inteligência artificial, sensores avançados e sistemas eletrônicos desenvolvidos internamente.

O robô Solix Ag Robotics, por exemplo, representa um marco na agricultura de baixo impacto e alta produtividade, evidenciando o potencial transformador da tecnologia no campo. “Apresenta funcionalidades inovadoras, como luzes que atraem insetos durante a noite para eliminar pragas nas lavouras, e está sendo adaptado para o uso de defensivos agrícolas orgânicos, atendendo às demandas de sustentabilidade”, explicou o docente, ao ressaltar que, apesar de toda a tecnologia envolvida, o processo de montagem é predominantemente manual, com partes mecânicas terceirizadas e módulos eletrônicos montados pela equipe interna.

APLICAÇÃO

Para os acadêmicos, a atividade proporcionou uma observação na prática dos conceitos aprendidos em sala de aula. “Foi uma chance de compreenderem a aplicação real de suas disciplinas”, disse Lorenzetti.

Ele afirmou da importância da experiência para os futuros administradores, pois apresenta a complexidade da operação industrial e a eficiência na gestão de recursos e processos de uma equipe enxuta, o que serve como grande aprendizado sobre planejamento e execução.