O mês de outubro é dedicado à conscientização sobre a saúde da mulher, com ênfase no câncer de mama e no câncer do colo do útero. Neste contexto, a Pastoral Universitária do UniSALESIANO tem promovido uma série de iniciativas voltadas para a educação e a prevenção, ressaltando a importância da detecção precoce e da sensibilização entre estudantes e a comunidade.
Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB, Pró-Reitor de Pastoral, enfatiza a necessidade dessas ações. “A gente vê que isso é algo necessário porque ainda tem muitas mulheres que têm vergonha, têm receio”, afirmou.
Para ele, o UniSALESIANO, como uma instituição educativa, deve se engajar em campanhas como essa para promover uma conscientização duradoura. “É fundamental atuar, principalmente, entre os jovens, pois, ao educá-los, buscamos transformar as gerações futuras. Embora possamos promover mudanças no presente, os alunos que estão aqui desenvolverão uma nova mentalidade, que impactará as próximas gerações”, enfatizou.
Entre as atividades programadas, estão a distribuição de bótons para todos os alunos do UniSALESIANO, do Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna” e aos frequentadores da Capela São Domingos Sávio. “As camisetas dos colaboradores e as luzes na cor rosa, em frente ao prédio do UniSALESIANO, que encantam a comunidade acadêmica, são uma forma de plantar a semente. A gente nem imagina que uma ação simples como essa vai impactar. Quem passa na rodovia também vê”, comentou.
Além das ações visuais, a Pastoral Universitária está organizando uma formação especial sobre o Outubro Rosa, em colaboração com as ligas acadêmicas do Curso de Medicina.
Já 0 Reitor do UniSALESIANO, Pe. Paulo Vendrame, SDB, explicou que o objetivo dessas ações é unir-se a toda a sociedade, desenvolvendo a consciência sobre o cuidado da saúde da mulher. “O Outubro Rosa é mais do que exames preventivos. Quer destacar a importância de integrar bem-estar físico, mental e social”, explicou, ao concluir que é fundamental que as mulheres estejam atentas aos sinais do seu corpo, mas também adotem hábitos de vida saudáveis.
CAMPANHA
A campanha de conscientização do Ministério da Saúde para o Outubro Rosa 2024, intitulada “Mulher: seu corpo, sua vida”, reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de colo do útero. Lançada no dia 1º de outubro, a campanha, que é simbolizada por um auto abraço, busca valorizar o autocuidado e o protagonismo feminino, destacando a necessidade de que as mulheres estejam atentas à sua saúde.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente entre as mulheres, depois do câncer de pele. Para 2024, são estimados 73,6 mil novos casos no Brasil, com uma taxa de 66,54 casos para cada 100 mil mulheres. A doença é rara antes dos 35 anos, mas sua incidência aumenta progressivamente após essa idade, sendo especialmente significativa a partir dos 50 anos. O Ministério da Saúde alerta que cerca de 17% dos casos podem ser prevenidos por meio de hábitos saudáveis.
Já o câncer do colo do útero é o segundo mais comum entre as mulheres no mundo e a principal causa de mortes por câncer em muitos países. No Brasil, ocupa o terceiro lugar em incidência na população feminina, com 17 mil novos casos estimados para o triênio 2023-2025, representando uma taxa de 15,38 casos por 100 mil mulheres.
A campanha enfatiza a necessidade do autocuidado e a importância das mulheres realizarem exames regulares para garantir um diagnóstico precoce, o que aumenta significativamente as chances de cura e reduz o número de mortes associadas a essas doenças.