O UniSALESIANO lançou na manhã desta terça-feira, dia 11 de setembro, a pedra fundamental do “Centro de Convivência e de Atendimento aos Universitários”. O evento teve a presença de alunos, professores, coordenadores, funcionários, padres salesianos e profissionais ligados à obra, como o arquiteto Emílio Ruas e membros da Construtora Reynold Arquitetura e Construções, de Piracicaba.
O Reitor do UniSALESIANO, Pe. Luigi Favero, abriu a solenidade lembrando que o Centro de Convivência é a décima construção por ele inaugurada desde que chegou a Araçatuba, há 17 anos. “Este é um momento histórico para a nossa universidade. Hoje é uma data especial e triste porque, em 11 de setembro de 2001, destruíram as Torres Gêmeas. Mas nós estamos aqui construindo e não destruindo. Construindo um lugar de convivência para os universitários, para que todos nós possamos ter mais qualidade de vida”, disse, ao frisar que o centro deve ser finalizado entre os meses de abril e maio de 2019.
Segundo o reitor, o prédio terá 4,5 mil m² e será construído no estilo romano, com pátio interno, fonte luminosa no centro e grandes varandas. A Pastoral terá seus espaços no andar térreo junto com uma igreja com capacidade para 150 pessoas. Haverá ainda refeitório para os estudantes esquentar suas marmitas e comer com tranquilidade. Terão, ainda, uma sala para descanso.
“O Centro contará ainda com uma academia porque exercício físico é importante para qualidade de vida, escritórios para atendimentos psicológicos, didáticos, entre outras salas. Vai ser muito bonito, no estilo clássico moderno”, completou.
Já o arquiteto Emílio ressaltou que o Centro de Convivência apresentará toda a tecnologia possível dentro da construção civil, com espaço para placas voltaicas, sistemas de cisterna de aproveitamento de água, acessibilidade total e um pátio central muito agradável. “Na verdade, o arquiteto de tudo isso é o Pe. Luigi e nós passamos horas conversando, trocando ideias”, comentou.
O Pró-Reitor Acadêmico, André Ornellas, agradeceu a oportunidade de participar de um evento grandioso como esse. “Com 34 anos de Salesiano, jamais pensei que estaria participando de toda essa revolução institucional”, destacou.
Por fim, o reitor rezou e abençoou a pedra fundamental do “Centro de Convivência e de Atendimento aos Universitários”. Com água benta em mãos, o Vice-reitor do UniSALESIANO e Diretor do UniSALESIANO de Lins, Pe. Giulio Boffi; o Pró-reitor de Pastoral, Pe. Waldomiro Bronakowski e os padres Delmiro Vieira do Nascimento e Isair Cecoti, abençoaram os quatro cantos da construção.