A fisioterapeuta Karina Goulart proferiu palestra, nos dias 11 e 13 de maio, para alunos do 7° termo, dos períodos diurno e noturno, do curso de Fisioterapia, com o tema “Métodos de intervenção em neuropediatria”. A atividade faz parte da programação da disciplina de Fundamentos e Clínica em Neurologia II, da Prof.ª Maria Solange Magnani.

A palestra abordou temas como a Bandagem Elástica Funcional, que tem a finalidade de manter o arco de movimento e permanência da força muscular, promovendo estimulação constante e duradoura nos receptores livres, favorecendo a contração muscular e a função no segmento afetado.

Também foi abordado o Conceito Neuroevolutivo Bobath, que tem como objetivo a melhoria da capacidade funcional do indivíduo, e requer a participação ativa desde que o paciente seja motivado; meta funcional; prática promovendo sensações normais do movimento e repetição através do ensino, sensação e refinamento do ato motor.

Os alunos também conheceram o método Therasuit, criado em 2002 por um casal de fisioterapeutas poloneses, baseados nos estudos espaciais russos como intuito contrapor os efeitos negativos vividos pelos astronautas, como atrofia muscular e osteoporose, durante suas longas viagens pelo espaço.

O método usa a estratégia intensidade/repetição favorecendo a neurogênese e a neuroplasticidade. Os equipamentos consistem no Suit (vestimenta) conectada com elásticos até os tênis, Universal Exercise Unit (gaiola) e Spider (sistema de elásticos permitindo exercícios tridimensionais). O tratamento consiste em uma avaliação minuciosa, exames cardiológicos e ortopédicos, treinamento intensivo individual por quatro semanas, com duração de 3 horas diárias.

A palestra foi ilustrada com fotos e vídeos de atendimentos dos três métodos.