O evento foi realizado no dia 5 de março e teve coleta de sangue de 180 pacientes para um rastreamento completo sobre as condições e funcionamento dos rins, bem como de doenças que podem contribuir para o surgimento de problemas renais crônicas; dentre estas, o diabetes e a hipertensão arterial.

Além da coleta de sangue e aferição da pressão arterial foram realizadas palestras ministradas pelo nefrologista e diretor técnico do Hospital do Rim, Dr. Luiz Cláudio Lima e pela a enfermeira Heles Regina Souza Oliveira, responsável técnica pelo Hospital do Rim.

Os participantes do evento que apresentarem índices incompatíveis com os preconizados pelos protocolos de tratamento da Santa Casa de Araçatuba serão encaminhados para acompanhamento no Ambulatório de Especialidades Médicas mantido pelo hospital.

O Dia Mundial do Rim é comemorado em 10 de março e os eventos estão sendo organizados pela Sociedade Brasileira de Nefrologia. A Santa Casa de Araçatuba é referência no tratamento de doenças renais para 41 municípios da região e gestora do Hospital do Rim. A participação dos alunos do UniSalesiano foi supervisionada pelas enfermeiras Vera Franco e Thaila Campos.