O 4º Congresso Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão – Saberes em Ação: “Universidade: Inclusão e Superação” contou a participação de trabalhos dos alunos do curso de Direito do UniSALESIANO de Araçatuba, em outubro deste ano..

 

Promovido pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), de Campo Grande (MS), o evento teve por objetivo o envolvimento de acadêmicos, professores e técnicos na difusão da produção acadêmica resultante das atividades de ensino-pesquisa-extensão universitária.

 

Na oportunidade, os alunos Gabriel Francisco Cabrera de Sá, Magda de Souza Benevides e Stara Regiman Pinheiro, acompanhados da professora orientadora Meire Cristina Queiroz Sato, apresentaram seus trabalhos – produzidos e apresentados no Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) do UniSALESIANO, nos ciclos 2016/2017 e 2017/2018.

 

Meire parabenizou e agradeceu os alunos pelos esforços e dedicação na pesquisa e na forma como conduzem os trabalhos. “Fico feliz em poder estender os resultados produzidos no Pibic para além de nossa comunidade acadêmica, contribuindo assim para a formação de alunos que se preocupam com a concretização de uma sociedade jurídica mais justa através da pesquisa”, concluiu a professora.

 

Já o vereador Alceu informou ter pedido a Beatriz para assinar junto o requerimento pelo fato de ser algo grandioso para a cidade. “Achei muito legal a iniciativa da instituição e temos que divulgar, parabenizar, incentivar”, completou.

 

Os vereadores Dr. Jaime José da Silva (PTB) e Márcio Saito (PSDB) também parabenizaram o UniSALESIANO, em especial ao Pe. Luigi Favero. “Temos que lembrar a importância do padre nesse contexto todo. Não é só um padre, com toda bondade, paciência, jeito afável, olhar sempre sincero, a boa conversa. Além de tudo isso, o padre sabe como e onde investir o dinheiro, do ponto de vista humanístico, e busca disseminar o conhecimento em várias áreas”, destacou.

 

Saito afirmou que é muito importante ver uma instituição de ensino superior privada se sobressaindo na região e podendo ser inserida num contexto mundial. “É motivo de orgulho para nós de Araçatuba termos representantes nesse projeto com a NASA, a maior agência espacial do planeta”, contou.

 

O coordenador dos cursos de Engenharia do UniSALESIANO, Nelson Hitoshi Takiy, diz ter ficado lisonjeado com as palavras proferidas na sessão da Câmara. “É um reconhecimento público porque poucas universidades têm essa oportunidade e aqui na região somos os únicos a promover esse tipo de ação”, lembrou.

 

Por fim, o Reitor do UniSALESIANO, Pe. Luigi Favero, comentou ter assistido a sessão pela TV Câmara e ficado impressionado com os elogios. Para ele, é uma grande satisfação ver o nome do UniSALESIANO representado pelos alunos e professores na viagem à NASA. “Temos feito coisas diferentes do comum. A gente sempre investe nas boas ideias e em tudo aquilo que vale a pena, sempre com o objetivo de prestigiar o trabalho dos alunos e dos professores”, afirmou.

 

A jornada “Innovation Tech Week Draft” foi realizada entre os dias 8 e 14 de outubro deste ano e teve como intuito principal o estabelecimento de parceria técnico, científico, cultural e comercial com a NASA e a BFCC (Brazil Florida Chamber of Commerce) – Câmara Brasil-Flórida de Comércio.

 

Além de agregar valor do nome que a NASA representa no cenário tecnológico e científico internacional, proporcionando um salto de qualidade ao UniSALESIANO, a ação pretendeu valorizar os conhecimentos e a produção técnica dos alunos da instituição, já que durante a jornada eles tiveram a oportunidade de apresentar os projetos desenvolvidos nos cursos de Engenharia.