O UniSALESIANO realizou a Aula Inaugural da 4º turma do curso de Medicina, na manhã de segunda-feira, dia 3 de fevereiro. O auditório Papa Francisco ficou lotado com a presença de mais de 60 novos acadêmicos e seus familiares.
Na abertura do evento, o Reitor do UniSALESIANO, Pe. Luigi Favero, afirmou aos alunos que agora eles fazem parte da família salesiana. Pe. Luigi lembrou que Dom Bosco, fundador dos salesianos, gostava que os colégios fossem chamados “casa”, prolongamento da família. “Família é a coisa mais bonita que Deus criou”, disse o Reitor.
Em seguida, Pe. Erondi Tamandaré, responsável pela Pastoral Universitária, leu um trecho do Evangelho chamado “Os doentes na piscina de Bezata”, que conta a história de um doente que foi ajudado e curado por Jesus.
Após a leitura, Pe. Luigi disse tratar-se de um paradigma do médico, que ajuda a pessoa enferma a encontrar a força e a recuperar-se. “É o sentido da vida: ajudar-se”, completou.
Sobre o curso de Medicina, o Reitor lembrou de ter esperado mais de 10 anos por sua conquista, que veio através do programa Mais Médicos. Logo depois, os alunos e seus familiares puderam conhecer mais sobre o curso e o UniSALESIANO por meio da apresentação do vídeo institucional.
O coordenador do curso de Medicina, Dr. Antônio Henrique Poletto, explicou aos presentes de que forma o curso foi planejado, seus apoiadores e a diretriz curricular, que é a mais atual. De acordo com Poletto, o curso é trabalhado nos métodos ativos, com aprendizagem baseada em projetos, por meio de jogos, equipes, em pares, aulas invertidas e PBL, que é a discussão e solução de problemas.
“Pode ser trabalhada qualquer metodologia desde que sua essência promova o engajamento do estudante, um significado e a segurança. Precisa promover uma capacidade de absorção, em que o aluno jamais se esqueça de uma aula, dinâmica e discussão”, afirmou o médico, ao ressaltar que a aprendizagem através de métodos ativos tem capacidade de retenção de conhecimento.
Depois da fala do coordenador, três docentes do curso, Dr. Ângelo Jacomossi, Dr. José Cândido e Dr. José Marques, mostraram as estruturas e algumas disciplinas da graduação, como IESC, laboratórios e habilidades.
Um vídeo com o tema “Vale a pena ser médico” atraiu a atenção e emocionou o público. Por fim, Pe. Luigi disse que tudo é muito bonito e pediu a benção de Deus sobre todos.