Alunos do 6º termo do curso de Nutrição do UniSALESIANO utilizaram a tecnologia do Laboratório de Técnica Dietética para produzir queijo minas frescal, requeijão cremoso, banana verde chips e granola com frutas desidratadas.
A atividade foi realizada no segundo semestre de 2019 e envolveu 29 acadêmicos. Com o tema “Desenvolvimento de Produto Alimentício”, foi ministrada pela docente Fabiana Maciel por meio da disciplina Ciência e Tecnologia de Alimentos.
“O objetivo dessa prática foi apresentar aos alunos as diferentes tecnologias e conhecimentos da Ciência dos Alimentos, bem como a capacidade empreendedora ao elaborarem um produto alimentício visando mercado consumidor”, explicou Fabiana.
No caso das frutas desidratadas da granola e da banana chips, o grupo fez uso do desidratador, que é capaz de remover parcialmente a água dos alimentos. Já a produção do queijo e do requeijão foi obtida através do conhecimento de tecnologia de leite e derivados, como a coagulação enzimática e coagulação ácida.