A Igreja Universitária do campus do UniSALESIANO de Araçatuba ficou completamente lotada na noite de 7 de abril para a Aula Magna dos cursos de Engenharias Civil, Elétrica, Mecânica, Mecatrônica, de Bioprocessos e Arquitetura. O palestrante, Aluízio de Barros Fagundes, diretor presidente da empresa Infra Engenharia e Consultoria, de São Paulo, falou sobre o tema “A Engenharia na economia brasileira: desafios, oportunidades e ética”.
Entre as autoridades presentes estavam o Reitor do UniSALESIANO, Pe. Luigi Favero, o corregedor geral da Prefeitura de Araçatuba, Tadami Kawata, e o comissário chefe da Agência Reguladora DAEA, José Luiz Fares, além dos coordenadores Nelson Takiy, Rossana Cabrera Rosa e Rubens Guilhemat, professores e alunos dos cursos de engenharias e arquitetura.
Em seu pronunciamento, na abertura do evento, o Reitor Pe. Luigi disse que “Aula Magna” significa uma “grande aula” e “esta é realmente uma grande aula porque é grande por quem dá a aula e por todos aqueles que assistem”. Destacou a figura do engenheiro Aluízio Fagundes “que tem uma grande experiência na área” e a presença dos acadêmicos.
Disse também que quando se fala em engenharia vem logo a ideia de construção e que a construção mais importante no mundo é a construção de nossa vida: “se acertarmos a construção, seremos felizes e tornaremos felizes também os outros. Esse é o segredo da felicidade”, concluiu Pe. Luigi.
Em sua palestra, o engenheiro Aluízio Fagundes falou de sua carreira, desde a faculdade de engenharia na USP a sua atuação como profissional e dirigente da categoria. Abordou os desafios e oportunidades da carreira numa época de crise na economia brasileira.