Aproximadamente 365 profissionais da área da educação de Araçatuba já foram treinados pelo UniSALESIANO para atender casos de primeiros socorros nas escolas municipais de Educação, como o que aconteceu recentemente, na Emeb (Escola Municipal de Educação Básica) “Professor Joaquim Fernandes”, no Jardim TV.
No dia 30 de julho, um bebê de oito meses se engasgou durante a alimentação na creche e foi salvo pela educadora Sílvia Cristina Oliveira dos Santos, que participou de capacitação de salvamentos.
“Através desses treinamentos, podemos evitar muitos acidentes fatais até esperar o resgate. Recebemos muita gratidão das cuidadoras após as capacitações”, comentou a coordenadora do curso de Enfermagem do UniSALESIANO, Profª. Cláudia Cyrillo.
O curso de Enfermagem é responsável pelo treinamento da Ovace (Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho), por meio das docentes Andreza Bernardi e Giselle Sailer.
A parceria entre Prefeitura de Araçatuba e UniSALESIANO se deu há pouco mais de um ano, quando ocorreu a assinatura do Termo de Cooperação pelo Reitor da Instituição, Pe. Luigi Favero, e a Secretaria de Educação, Silvana de Sousa e Souza. O objetivo é capacitar, ao longo dos próximos semestres, 1,8 mil funcionários da área.
No mesmo dia da assinatura, 27 de julho do ano passado, receberam orientações do programa cerca de 300 estagiários da Educação, no Teatro Paulo Alcides Jorge. Os participantes têm acesso, por meio de slides, ao reconhecimento do engasgamento; tipos de obstrução e de vítimas; manobras de desobstrução, como a Manobra de Heimlich, entre outras situações.