Alunos do 1º termo noturno de fisioterapia do UniSALESIANO tiveram a oportunidade de conhecer na prática como é o atendimento do profissional na área cardiorrespiratória ambulatorial. Isso foi possível por meio de uma palestra ministrada pela fisioterapeuta Vanessa Serrano Borges Pestana no dia 17 de maio.
A palestrante, que é também orientadora dos estágios supervisionados na área de cardiorrespiratória do curso de fisioterapia do UniSALESIANO, explicou sobre os fundamentos científicos da conduta terapêutica adotada nesta área. Ela mostrou fotos e vídeos de atendimentos com pacientes, além de expor as manobras manuais respiratórias e os aparelhos utilizados nos tratamentos.
Também foi apresentada a clínica de fisioterapia da instituição, espaço utilizado no município não só para tratamentos diretos como também para exercícios, práticas e estágios supervisionados dos alunos do curso.
Segundo a fisioterapeuta, a área de cardiorrespiratória tem uma grande atuação nos pacientes que possuem fatores de risco cardiovascular, como: hipertensos, diabéticos, obesos, sedentários, dislipidêmicos e também os pacientes cardiopatas (que sofreram infarto agudo do miocárdio, por exemplo).
Há ainda aqueles que apresentam patologias respiratórias e dependem das sessões de fisioterapia cardiorrespiratória , como aqueles diagnosticados com pneumonia, asma, bronquites, bronquiectasias e enfisema pulmonar. O tratamento, nesses casos, oferece melhor qualidade de vida aos pacientes.
Os trabalhos de organização do evento foram desenvolvidos pela docente Graziele C. G. Simões e pela coordenadora do curso de fisioterapia, Carla Komatsu Machado.