Alunos do primeiro termo do curso de Fisioterapia do UniSALESIANO, período noturno, tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho realizado em pacientes atendidos no Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), órgão da Prefeitura de Araçatuba.
A palestra com o tema “Exposição da Área de Estágio Supervisionado em Ergonomia e Preventiva no Cerest” foi realizada no dia 29 de março, no campus de Araçatuba.
O assunto foi explanado e debatido pelo fisioterapeuta Fernando Henrique Alves Benedito, ex-aluno do UniSALESIANO, que é orientador dos estágios supervisionados no Cerest. O profissional atua na unidade junto com a supervisora de estágio, professora Simone Galbiati Terçariol.
Benedito mostrou a importância da fisioterapia dentro de uma empresa e na recuperação das lesões, como também nos acidentes de trabalho. O fisioterapeuta explicou ainda sobre o funcionamento dos estágios supervisionados e da rotina no Cerest.
A coordenadora do curso de fisioterapia, Carla Komatsu Machado, salientou que os alunos tiveram a chance de conhecer os fundamentos da conduta terapêutica adotada na Cinesioterapia Laboral, por meio de exposição de fotos explicativas. “O objetivo desse tipo de evento é apresentar aos alunos a atividade realizada pelo fisioterapeuta. Na disciplina de Fundamentos e Histórias da Fisioterapia a gente traz profissionais da área de estágio para explicar sobre a atividade”, frisou.
Carla lembra que os alunos matriculados a partir do 8º termo do curso e inscritos no estágio supervisionado no Cerest, por exemplo, têm contato direto com as doenças ocupacionais, como as tendinites, bursites, entre outras. “Além disso, eles promovem palestras de prevenção de acidentes de trabalho nas empresas que solicitam, sempre acompanhados do orientador Fernando e da supervisora Simone”, ressaltou.
Os trabalhos de organização do evento foram desenvolvidos pela docente da disciplina Graziele Simões, junto com Carla.