O curso de Fisioterapia do UniSALESIANO promove, nesta semana, apresentações do Tribunal de Ética na área, envolvendo os alunos do 5º termo noturno da graduação de forma teatral e caracterização real.
A docente responsável pela disciplina de Ética e Bioética, Graziele Cristina Gelmi Simões, afirma que a atividade é baseada em uma situação não ética, onde o profissional de fisioterapia é julgado no tribunal por cometer infrações do Código de Ética. Dessa forma, ele consegue entender a prática ética dentro da profissão. “Vários temas estão sendo abordados pelos grupos de alunos, como assédio moral, abuso de posição de poder, maus-tratos em pacientes, entre outros. Com isso, eles acontecem saber o que é certo e o que é errado”, explicou.
Os casos são apresentados mediante pesquisas e bibliografias e a exigência é que os acadêmicos realizem pesquisas externas, motivando-os a aprender sobre o conteúdo de forma mais eficiente. “Esse tipo de apresentação está sendo estimulante e incentivador para o aluno, pois exige habilidades de comunicação verbal e expressão corporal”, comentou Graziele, ao ressaltar que o trabalho em equipe incentivou o espírito de colaboração entre os grupos.
“Houve um grande envolvimento dos alunos, com questionamentos diversos, onde foi possível identificar o aprendizado de cada um individualmente, tendo melhora na socialização do conhecimento e desenvolvimento do pensamento crítico e ético”, completou a docente, que contou com o apoio da coordenadora do curso, Profª. Carla Komatsu Machado, para a realização do trabalho.