O aluno Artênio José Saliba Garbin, do 3º termo de Medicina do UniSALESIANO, iniciou recentemente uma pesquisa em parceria com a FOA (Faculdade de Odontologia de Araçatuba) da Unesp (Universidade Estadual Paulista), tendo como foco a Hepatite B.
O trabalho é orientado pelos docentes Orlando Saliba Júnior (UniSALESIANO) e Cléa Saliba Garbin (FOA) e visa questões relacionadas à vacinação e imunização contra Hepatite B; assunto que tem sido muito discutido na saúde pública devido a grandes proporções epidemiológicas e altos índices de infecção por profissionais da saúde.
“Os objetivos são verificar a cobertura vacinal, dimensionar o conhecimento e as práticas de autocuidado em saúde dos acadêmicos de Medicina e estimar a prevalência de vacinação e imunização contra hepatite B”, destacou.
Segundo Garbin, todos os alunos do curso de Medicina do UniSALESIANO foram convidados a participar e, após o consentimento livre e esclarecido, foram incluídos na pesquisa.
Ele ainda enfatiza a importância da parceria com a Unesp de Araçatuba para o sucesso da pesquisa.
“Graças a parceria entre Unesp e UniSALESIANO foi possível a realização dessa pesquisa com êxito, garantindo benefícios para todos os envolvidos no estudo, possibilitando, futuramente, a condução e realização de novos estudos e trabalhos em conjunto”, completou.
Para o Profº Orlando Saliba Júnior, é importante que o aluno tenha interesse em pesquisas já no início do curso. “Trata-se de uma iniciação científica que estimula o acadêmico à descoberta de conhecimento novo, ao estudo, à inovação tecnológica. Possibilita a busca pela informação, o gosto pela leitura, a interação com pesquisadores e ainda o aprendizado da escrita científica”, declarou, ao ressaltar que, por meio da iniciação científica, são descobertos os futuros cientistas.