Solenidade transcorreu em clima de grande emoção
O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba realizou nesta sexta-feira, à noite, a solenidade de formatura de sua segunda turma de Direito.
O evento, que aconteceu na Capela São Domingos Sávio, no prédio do Colégio Salesiano, teve início com uma celebração religiosa conduzida pelo Padre Luigi Favero, Diretor Geral da Instituição. “A formatura é um grande acontecimento para o aluno, para família, para o UniSALESIANO e para a sociedade, pois todos que aqui estão concluindo seu curso o fazem para prestar serviços aos seus semelhantes”, disse ele.
Ao fazer uma preleção para os formandos, pediu que ninguém entendesse suas palavras como um sermão. “É que aqui, no UniSALESIANO, para nós a formatura é um momento sagrado”, explicou. Buscou citações de Santo Agostinho, que também foi um jurídico em seu tempo, que certa vez enumerou três grandes instintos da espécie humana: o instinto da vida, que é nosso bem mais precioso; o instinto do conhecimento, que é a busca pelo saber, o estudo, a educação, quem somos, para onde vamos; e o instinto de felicidade, que são os esforços para que as pessoas possam vencer na vida.
A solenidade ocorreu em clima de grande emoção. Ao fazer a homenagem aos pais, a formanda Lidiane Rodolfo Frad Gomes interrompeu por várias vezes seu discurso para poder enxugar as lágrimas. Por sua vez, o paraninfo da turma, Prof. Fábio Néri Pistori, emocionou os formandos ao dizer que ao escrever seu discurso se deu conta de que aquele não era um momento de despedida, “mas sim de dar boas vindas aos futuros colegas e operadores do Direito”. Exortou, também, os que vão atuar como advogados para que não se esqueçam de pensar, “pois o Direito se aprende estudando, mas se exerce pensando”.
Ao fazer o encerramento da solenidade, o Padre Luigi comentou que a cerimônia e formatura foram realizadas de forma muito íntima e familiar. Ao lembrar as dificuldades do início do curso, em que as aulas começaram em um antigo prédio próximo à Praça Getúlio Vargas e já no ano seguinte foram transferidas para o novo Campus, o Padre Luigi destacou que os formandos faziam parte da história do UniSALESIANO, integrando a trajetória de crescimento e desenvolvimento da Instituição. “Vocês confiaram no UniSALESIANO e nós fizemos tudo que estava ao nosso alcance para corresponder a esta confiança”, frisou.
Citou e comentou um trecho do Hino do UniSALESIANO, que também foi na oportunidade apresentado pela primeira vez à comunidade. Comparou a vida dos estudantes na Instituição às palavras contidas no estribilho do hino: “Como é bonito todo dia ver; jovens em grande harmonia; na sublime arte de aprender; em momentos de intensa alegria”, lembrando que este é verdadeiramente o clima observado e vivenciado entre os acadêmicos.