Professora Paola de Carvalho Buvolini, docente de Língua portuguesa do UniSALESIANO em Lins, defendeu seu doutorado na UNESP de São José do Rio Preto no dia 06/12, última sexta.

Paola fez o mestrado e doutorado no Programa de Estudos Linguísticos e seu tema foi “Efeitos de estereótipos no teletandem para uma prática mediadora crítica”.

Para ela, verificar os efeitos de estereótipos no contexto de comunicação transcultural online é o caminho para uma formação crítica de sujeitos, mediadores e docentes. O teletandem usa da tecnologia para promover troca linguística e cultural através de três princípios: autonomia, reciprocidade e bilinguismo.

Paola trabalha com a Teoria da Performatividade e logo publicará parte de sua tese para explicar a pertinência dessa teoria para os estudos linguísticos.   Seus dados são de estudantes da UNESP de Assis – SP e da University of Tufts, Estados Unidos.

De acordo com o site do Departamento de Línguas Modernas da UNESP – aprender línguas estrangeiras in-tandem significa compartilhar informações sobre línguas e cultura e praticar com um parceiro, de forma colaborativa, para que ambos possam desenvolver suas competências na língua estrangeira.

O Teletandem, realizado com auxílio do computador e ferramentas de comunicação com áudio, câmera e chat, possibilita o contato de estudantes brasileiros com universitários estrangeiros que aprendem português.