O artigo intitulado “Constitucionalismo pluralista, bem viver e vida boa: a teoria dworkiniana da unidade de valor e o novo constitucionalismo latino-americano” elaborado pelo professor do Curso de Direito do UniSALESIANO/Lins, Prof. Dr. Juliano Napoleão Barros, foi publicado pela Revista Veritas da Escola de Humanidades da PUC-RS (Qualis Direito A1).

De acordo com o Prof. Juliano: “É uma grande alegria poder compartilhar com as alunas e alunos do curso de Direito do UniSALESIANO de Lins os argumentos que apresento no artigo. O texto discute as relações existentes entre o pensamento filosófico do norte-americano Ronald Dworkin e o resgate da sabedoria indígena ancestral promovido pelo novo constitucionalismo latino-americano, a partir da afirmação do bem viver como fundamento constitucional.  A argumentação aponta o equívoco do liberalismo político ao sobrepor a liberdade individual como valor maior, vez que esta somente é possível se acompanhada de emancipação social. Daí torna-se patente a percepção do ideal de liberdade em sua indissociável conexão com os ideais de igualdade e comunidade.
Será um grande prazer receber as impressões dos estudantes após a leitura e dar continuidade aos nossos diálogos e reflexões!”

Por fim, o UniSALESIANO, na pessoa do Coordenador do Curso de Direito, parabeniza o docente pela elaboração do artigo e ressalta a importância da produção acadêmica do UniSALESIANO.