Com o objetivo de motivar o trabalho em equipe mesmo diante de frustrações e conflitos, foi aplicada a dinâmica “Oficina de Pipas” com alunos do 4º semestre de Administração, na disciplina de Administração de Recursos Humanos sob a orientação da Professora Máris Vendrame.

Tal dinâmica trata-se de uma empresa que trabalha com confecção de pipas e o desafio é que a mesma participará de uma grande competição fora do país, na qual concorrerão várias outras empresas. Os modelos fabricados pela empresa já são conhecidos e deseja-se ganhar o primeiro prêmio. A empresa possui 5 filiais, e a meta é que cada uma confeccione pipas para participar do concurso, segundo critérios de qualidade estabelecidos no regulamento. Cada pipa confeccionada e aprovada de acordo com os critérios de qualidade estabelecidos receberá pontos. A filial que conseguir maior pontuação em relação aos critérios, vence o jogo.

Após a aplicação da dinâmica foi realizado o mural do desabafo, onde os alunos abordaram os sentimentos e sensações que vivenciaram na dinâmica, os quais contribuíram para a vivência prática de situações que rotineiramente ocorrem nas empresas.

A coordenação do curso de Administração parabeniza os alunos envolvidos.

 

Sobre a história das pipas

A história das pipas é recheada de mistérios, de lendas, símbolos e mitos, mas principalmente de muita magia, beleza e encantamento. Tudo deve ter começado quando o homem primitivo se deu conta de sua limitação diante da capacidade de voar dos pássaros. Essa frustração foi uma motivação para que ele desse asas a sua imaginação. O primeiro voo do homem está registrado na mitologia grega e conta que Ícaro e seu pai, Dédalo, aprisionados no labirinto de Creta pelo rei Minos, tentaram alcançar a liberdade voando. Construíram asas com cera e penas e conseguiram escapar. Apesar das recomendações do pai, apaixonado pela possibilidade de dominar os ventos, Ícaro negligenciou a prudência e chegou muito perto do Sol, que derreteu a cera das asas e precipitou-o ao mar matando-o.

De qualquer forma o homem não parou por aí. Mesmo levando em conta o estranho acidente da lenda de Ícaro, ele continuou a ousar, desafiando a natureza com sua imaginação. As pipas nascem desta tentativa frustrada de voar, quando o homem transferiu para um artefato de varetas, papel, cola e linha sua vontade intrínseca de planar, de alçar voo de terra firme.