No último dia 21, Lins e toda a região deram um passo importante no desenvolvimento econômico regional. Por meio de reunião online, a Adetec e o Sebrae realizaram o lançamento oficial do Arranjo Produtivo Local (APL) de Agricultura Familiar e Agropecuária de Lins e região, com a presença de mais de 70 pessoas, entre prefeitos, secretários, entidades, associações, produtores rurais e empresários de Lins e região, e ainda, do presidente do Sebrae-SP, da diretora técnica responsável pelos APLs no estado e da gestora do Programa de Desenvolvimento Local no estado.
A ideia central do APL de Lins é levar a ciência e a tecnologia ao campo para desenvolver a vocação do município e região. “Vamos fortalecer o ambiente e ecossistema de inovação e tecnologia para melhorar cada vez mais a realidade do produtor e da nossa região, que tem competência, talento e potencial”, afirma o gerente da Adetec e membro da equipe de governança do APL, Flávio Anequini.
O consultor da Adetec e membro da equipe de governança do APL, Eugenio Brito, afirma que é possível interligar diversos setores de atuação ao APL. “No Unisalesiano tem uma fazenda experimental, que a gente pode testar as tecnologias que queremos adaptar ao campo. Se o APL produzir frutas, pode ser que a gente racionalize a produção de frutas, criando um negócio paralelo de geleias na Incubadora de Empresas da Adetec, por exemplo. Como existe uma formatação do legume para que possa ser comercializado, podemos recuperar receitas artesanais para que a gente possa transformar, paralelamente, a produção do que a gente já faz hoje com produtos que vão dar uma marca para a região. E o departamento do curso de nutrição pode ajudar nos processos de produção desses alimentos. Nosso APL tem estrutura suficiente para começar suas ações de qualificação de pessoas e levar ciência ao campo”, indica.
Via Adetec.
Notícia na integra em: https://adetec.org/noticia/146-adetec-e-sebrae-lancam-oficialmente-arranjo-produtivo-local-de-agricultura-familiar-e-agropecuaria-de-lins-e-regiao