Na noite de 09 de março, em celebração ao Dia Internacional da Mulher, o curso de Nutrição comemorou a data durante o intervalo das aulas em frente ao Laboratório de Nutrição, de uma forma saudável e saborosa.
Foram servidos aos alunos do UniSALESIANO espetinhos de frutas com a explicação dos benefícios destas para a saúde. O evento contou com a organização da professora Gizela de Carvalho Ros de Oliveira sob a coordenação da professora Silvia Cristina Beozzo Junqueira de Andrade e colaboração dos graduandos do 7º semestre.
Segundo a professora Gizela, as frutas são ricas em vitaminas e sais minerais provenientes de antioxidantes que ajudam a fortalecer as defesas naturais do corpo porque combatem os radicais livres, retardam o envelhecimento precoce, auxiliam na prisão de ventre, atuam como calmantes, o que impacta positivamente na qualidade do sono e no controle da ansiedade, além de exercerem papel fundamental para o funcionamento correto e equilibrado do intestino, dentre outras funções.
Além disso, os acadêmicos puderam montar, através da pirâmide alimentar, o que seria seu prato saudável, onde o melhor seria um prato colorido, contendo todos os nutrientes de todos os grupos alimentares em sua composição, que seria um carboidrato (arroz, macarrão, outros cereais, dando preferência para os integrais), uma vez que oferecem maior quantidade de vitaminas, minerais e fibras, ajudando na saciedade e auxiliando no bom funcionamento do intestino, depois um grupo das proteínas, a vegetal como o feijão e leguminosas que também são fontes de fibras. A combinação do arroz com feijão é excelente: juntos, eles fornecem aminoácidos de alta qualidade que não são produzidos pelo organismo. Precisamos também da proteína animal, escolhendo sempre carnes magras, como o frango nas partes peito ou sobrecoxa, bovina, como patinho e coxão duro e os peixes grelhados, assados, cozidos ou ensopados. Ovos cozidos, mexidos ou preparados como omelete também fazem parte desse grupo. Prefira frutas como sobremesa.
Ao final a Profa. Gizela relatou que o evento foi um sucesso: “pudemos passar um pouco do conhecimento da Nutrição para os alunos que estavam ali aproveitando o seu horário de descanso do intervalo”.