Descrição:
A Fisioterapia ocupa lugar de destaque entre as inúmeras profissões da área de saúde. A profissão ganhou espaço em empresas privadas, associações esportivas, centros de saúde, clínicas particulares e, principalmente, em hospitais. O fisioterapeuta adquiriu grande relevância, tornando-se presença obrigatória no atendimento hospitalar, em todas as especialidades clínicas e cirúrgicas e também nos serviços de urgência e de terapia intensiva, minimizando as complicações decorrentes dos longos períodos de internação. O fisioterapeuta trabalha na promoção do bem-estar, manutenção, prevenção, tratamento e reabilitação de pacientes. Os profissionais são solicitados para atuar nas áreas de ginecologia e obstetrícia, dermatologia funcional, estética e geriatria. O UNISALESIANO oferece o curso de Fisioterapia no período noturno, com carga horária dividida em matérias pré-profissionalizantes, profissionalizantes e estágios supervisionados. O curso ainda conta com um Centro de Reabilitação Física (clínica-escola) totalmente aparelhado, que atende 250 pacientes/dia. Nos primeiros semestres, os alunos estudam disciplinas básicas como anatomia, bioquímica, biologia, fisiologia, psicologia, entre outras. No ciclo profissional, são apresentadas matérias como cinesiologia e biomecânica, fisioterapia preventiva e fisioterapia aplicada a diversas áreas, como a cardiovascular, a pediatria e a ortopedia.
O projeto pedagógico do curso fundamenta-se na formação de fisioterapeutas com formação cristã, humanista, generalista, crítica e reflexiva, visando o exercício da cidadania e ao bem comum, capacitado a ativar com honestidade e competência em todos os níveis de atenção à saúde. Tem como objetivo de estudo o movimento humano em todas as suas formas de expressão, quer nas alterações patológicas ou cinético-funcionais. Criado em 1980, o curso de Fisioterapia das Faculdades Salesianas de Lins-SP vem se destacando dentro do cenário dos cursos como sendo um dos melhores, principalmente pela relevância de seu curriculum, e excelência principalmente de seus estágios e carga horária exigida, e ainda reforçada pela qualidade dos cursos de especialização nas áreas de ortopedia, cardiorrespiratória e neurologia.
Informações Adicionais:
Onde o profissional pode atuar: Dermatologia – Aplicar recursos terapêuticos manuais, recursos eletroterapêuticos com o objetivo de reduzir lesões e acelerar a cicatrização da pele e seus anexos, queimaduras e incisões cirúrgicas. Fisioterapia esportiva – Reabilitar atletas lesados, utilizando também recursos eletroterapêuticos bem como os exercícios, além do trabalho preventivo e profilático. Fisioterapia do trabalho – Prevenir e tratar doenças ocupacionais relacionadas com o trabalho, como as lesões causadas pelo esforço repetitivo, através de exercícios e reeducação postural. Grupos especiais – Tratar e auxiliar idosos prevenindo possíveis deformidades ósseas, musculares e ligamentares, do tipo reumatológico, cardiorrespiratórias, além de melhorar a qualidade de vida dos mesmos. Neurologia – Auxiliar no tratamento de sequelas de acidentes vasculares cerebrais (AVC), traumatismos raquimedulares, entre outros problemas; estimulando através de técnicas manipulativas e exercícios os músculos e outras estruturas corporais de pacientes com limitações de movimentos, como deficientes físicos e lesados medulares (paraplégicos e tetraplégicos). Ortopedia- Acelerar a recuperação de movimentos e reduzir dores de pacientes com fraturas, traumas ou luxações. Prevenir lesões da coluna vertebral e das articulações causadas por postura incorreta ou esforço repetitivo. As atividades dos fisioterapeutas ainda incluem: desenvolver a capacidade física e motora de bebês e crianças com problemas neurológicos; evitar problemas circulatórios e posturais em gestantes e fazer treinamento para o parto; tratar deformidades da coluna ou problemas de postura com exercícios de alongamento e de fortalecimento da musculatura, a chamada reeducação postural global (RPG); e todas as áreas ainda existe o atendimento e os cuidados com crianças e adolescentes, que são criados para cada setor recebendo atendimento apropriado a idade. Existe ainda o trabalho da hidroterapia que visa atender todos os segmentos da Fisioterapia conforme o tipo de patologia que o paciente apresenta.
Corpo Docente:
Profa. Ms Ana Cláudia de Souza Costa
Prof. Ms Antonio Henrique Semençato Júnior
Profa. Dra Bruna Biffe
Profa. Esp Cíntia Sabino Mendonça
Profa. Ms Cláudia Lopes Ferreira
Profa. Dra Eliane Patrícia Cervelatti
Prof. Ms Francisco de Assis Andrade
Profa. Ms Gislaine Ogata Komatsu
Prof. Ms Jeferson da Silva Machado
Prof. Ms Jonathan Daniel Telles
Prof. Dr José Alexandre Curiacos de Almeida Leme
Prof. Ms Marco Aurélio Gabanela Schiavon
Prof. Ms Marcos Antônio Brito
Prof. Ms Marcos Cesar Bottaro
Profa. Dra Marisa Geralda Barbosa
Prof. Dr Olayr Modesto Junior
Profa. Dra Paola de Carvalho Buvolini Freitas
Prof. Dr Paulo Umeno Koeke