Como foco no empreendedorismo, o curso de Nutrição do UniSALESIANO, através da disciplina de Estágio Supervisionado, levou 24 acadêmicos para conhecerem a Vinícola Ferracini, em Penápolis, na manhã do dia 19 de novembro.

De acordo com a orientadora de estágio, Bruna Raniel V. P. Cabral, a formação dos acadêmicos passa diretamente pela educação empreendedora. Além de Bruna, o grupo foi acompanhado da orientadora Juliana Sedlacek Bassani. A atividade foi supervisionada pela coordenadora do curso, Prof.ª Ariadine Pires.

De acordo com Bruna, a visita teve por objetivo a apresentação das técnicas de cultivo de videira; do clima específico para a vitivinicultura; o conhecimento do processo de vinificação; e a prática de noções avançadas de harmonização de vinhos. “Tudo isso mediante visita guiada pela gerente da vinícola, Jéssica”, disse.

Para as orientadoras é importante este tipo de visita técnica, pois os alunos puderam conhecer na prática todo o processo de fabricação dos vinhos, desde a seleção dos produtos até as técnicas de produção, envaze e rotulagem das bebidas.

“E também sobre as catequinas presentes nas uvas Tannat, que exibem propriedades antioxidantes semelhantes às das vitaminas C (ácido ascórbico) e E (tocoferol), que ajudam a inibir a ação dos radicais livres, protegendo o organismo de algumas doenças, como o cancro. Estes antioxidantes naturais também atuam na proteção cardiovascular”, ressaltou.

VINÍCOLA

A Vinícola Ferracini foi fundada em 2014 e veio se consolidar como a primeira vinícola localizada na região noroeste do Estado de São Paulo. O projeto teve início após um minucioso estudo do solo e clima e da aquisição de uma área de 2.1 hectares, situada na Estrada do Mineiro, 1.8 km de Penápolis, destinada ao plantio de uvas viníferas e à construção da sede que alia clássico e contemporâneo.