O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatubainiciou nesta segunda-feira, às 19h30, a VIII Semana Jurídica, que prosseguirá até a próxima sexta-feira, com a apresentação de palestras pela manhã e à noite. A abertura solene do evento foi feita pelo Pe. Luigi Favero, Diretor Geral da Instituição, que na oportunidade estava acompanhado do coordenador do curso de Direito,Helton Laurindo Simoceli, e de um colegiado de professores.

Depois de saudar os participantes, o Pe. Luigi destacou o caso de um acadêmico do UniSALESIANO de Araçatuba que obteve a nota 9,65 no último exame da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Subseção de Araçatuba. “Foi uma classificação próxima da nota máxima, o que revela a seriedade do aluno e a qualidade do curso de Direito de nossa Instituição”, comentou. Como fizera também em aberturas de outras semanas culturais, ele lembrou que no dia 4 de outubro foi comemorado o Dia de São Francisco de Assis, considerado um dos mais proeminentes religiosos do segundo milênio, nascido na Itália, em 1181. Aproveitou para ler uma oração que foi escrita pelo santo, cujo teor é muito bonito, que já foi musicada e que atualmente é cantada em missas e demais celebrações religiosas da Igreja Católica.

A seguir, foi realizada a primeira palestra do período noturno, com a presença do Promotor de Justiça do Estado de São Paulo, Dr. Renato Flávio Marcão, que discorreu sobre o tema Prisões cautelares, liberdade provisória e medidas cautelares restritivas de acordo com a Lei 12.403/11. Renato Flávio é também Mestre em Direito Penal, professor dos cursos Damásio de Jesus, Luís Flávio Gomes e da Escola Superior de Advocacia, além de autor de vários livros na área jurídica.

No período da manhã, às 9 horas, o coordenador do curso de Direito, professor Helton Laurindo Simoceli, abordou em palestra o tema Da Morosidade no processo civil brasileiro.