Precisou de apenas uma semana para a professora Eliane Patrícia Cervelatti, dos cursos da área de Saúde do UniSALESIANO, se apaixonar pelo projeto social “Farmácia Verde”, que contribui com a saúde pública do município de Manicoré (AM), por meio da Igreja Católica.
Em outubro de 2015, a docente viajou – representando o UniSALESIANO – para ver de perto como a ciência pode colaborar na explicação da sabedoria popular. A partir dessa ação, Eliane e outros profissionais desenvolveram projetos científicos.
“O objetivo desses projetos foi analisar algumas propriedades terapêuticas e aspectos associados a essas características em plantas medicinas”, explicou a professora, ao citar que os estudos serão divulgados em um livro que deverá ser lançado ainda neste ano.
Ela conta que a Farmácia Verde está localizada em uma cidade ribeirinha, onde a realidade da população carente reflete a realidade vivida no país, adicionando-se as dificuldades geradas pela sua localização.
O atendimento da farmácia é feito mediante agendamento prévio. Durante a consulta é feita uma avaliação bioenergética, que revela presença de verminoses e anemia, entre outras patologias. A partir dessas informações, Eliane afirma que é feita uma ‘receita’ individual, incluindo de cinco a nove chás ou xaropes que a pessoa deverá tomar por um período estipulado.
“A dedicação e o amor com que cada um desempenha suas atividades é contagiante, assim como a diferença que fazem na vida de cada um que faz uso dos seus serviços”, concluiu.