O curso de Medicina Veterinária do UniSALESIANO tem formado profissionais altamente capacitados para disputar vagas concorridas no mercado de trabalho e também na área acadêmica.
São vários os exemplos de alunos considerados “Casos de Sucesso” do UniSALESIANO. Recentemente, dois recém-formados no curso, em 2019, foram aprovados no programa de Aprimoramento em Práticas Hospitalares por Especialidades da Unesp (Universidade Estadual Paulista), de Araçatuba.
Confira entrevista abaixo com os médicos veterinários Bárbara Benevides Nigro e José Gabriel Calhari dos Santos, ambos com 22 anos.
UniSALESIANO – Quando despertou em vocês o interesse pela Medicina Veterinária?
Bárbara – Desde sempre gostei muito de animais, então acho que foi uma maneira que achei de estar perto e ajudar os que precisam.
Gabriel – Trago o sonho de trabalhar com animais selvagens desde o ensino fundamental, o que me fez ficar em dúvida entre cursar Ciências Biológicas ou Medicina Veterinária. Após muita conversa com minha família, amigos e com minha professora de biologia do ensino médio, optei pelo curso de Medicina Veterinária.
Por que escolheram o UniSALESIANO?
Bárbara – Foram vários fatores, eu sabia que a estrutura da faculdade era muito boa, também era perto de casa e na época eu consegui a bolsa ProUni através do ENEM.
Gabriel – Conheci o UniSALESIANO em uma visita com minha turma do Ensino Médio, que se destacou diante das outras universidades que conheci no mesmo período. Além da comodidade de não precisar me mudar de cidade.
O que é o programa de Aprimoramento em Práticas Hospitalares por Especialidades?
Bárbara – O Programa é parecido com o de Residência, tem várias áreas e a seleção é através de uma prova e entrevista com análise de currículo, realizada pelos professores de lá. Eu escolhi a área de obstetrícia e reprodução animal, vou atender casos, fazer cirurgias, tudo relacionado à área.
Gabriel – O programa é uma pós-graduação que consiste no treinamento profissional com práticas em serviços hospitalares. O que seria uma boa forma de colocar em prática o aprendizado recebido na graduação, indo a fundo no meu objetivo: área de animais silvestres.
Por que optou por esse programa?
Bárbara – Optei porque acho muito importante para ganhar prática e até mais segurança para, futuramente, entrar no mercado de trabalho mais preparada.
Como entrou?
Gabriel – O processo foi realizado em duas etapas, a primeira foi prova teórica e a segunda foi entrevista com análise curricular. Graças a Deus me saí bem nas duas etapas.
É um programa concorrido?
Bárbara – É um pouco difícil sim, estudei bastante, geralmente é muito concorrido porque a faculdade é muito conceituada e o conhecimento adquirido é muito grande.
Gabriel – Sim, venho estudando para as provas desde a graduação.
O auxiliar de coordenação do curso de Medicina Veterinária, Prof. Rafael Cipriano, destaca que o programa de residência da Unesp é um dos mais concorridos do país e que alunos dos mais diferentes estados brasileiros disputam uma vaga nesse programa.
“A conquista do Gabriel e da Bárbara nos proporciona muito orgulho e mostra o quanto nosso curso está consolidado e tem qualidade. Nossos alunos saem preparados da graduação para concorrer a essas vagas. Isso faz parte de um trabalho do corpo docente, coordenação, funcionários e Reitoria, que tem o objetivo de formar excelentes profissionais preparados para o mercado de trabalho”, concluiu.