Entre as palestras programadas para a V Engetec – Semana da Engenharia e Tecnologia, iniciada na segunda-feira, pela manhã, no Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, uma das que mais vem criando expectativa é a que será proferida nesta quarta-feira.

A apresentação terá lugar no Auditório 12 do primeiro andar, às 8h30, e consiste de uma demonstração do software Inventor Professional 2009 e do AutoCAD Electrical 2009, a cargo de Leandro Magalhães Sousa, da empresa MAPData. Trata-se de duas ferramentas de ultima geração utilizadas internacionalmente na computação gráfica para prototipagem de projetos de engenharias.

O prof. Nelson Hitoshi Takiy, um dos coordenadores da V ENGETEC, lembra que as ferramentas de simulação virtual, cada vez mais populares no desenvolvimento de projetos dos mais diversos segmentos, são especialmente importantes nos casos de projetos de engenharia.

Segundo ele, com a apresentação pretende-se ilustrar os benefícios e comprovar porque estas tecnologias, já amplamente utilizadas por alguns segmentos, estão sendo a cada dia mais aplicadas pela indústria nas mais diversas áreas de atuação. “A cada novo projeto surgem outras pressões competitivas e desafios cada vez maiores. Esta é a razão pela qual a simples visualização de um projeto já não é suficiente, sendo necessária a experimentação do trabalho antes de torná-lo um recurso disponível”, concluiu.

Outra palestra bastante aguardada na V Engetec é a programada, também para esta quarta-feira, na área de Informática. Às 8h30 e às 19h30, no Anfiteatro Sala 21, no primeiro andar, será abordado o tema Linux no Brasil e no Mundo, com apresentação de Ariel Frozza, graduado em Física pela Universidade Federal do Paraná e gerente atual do Projeto de Inclusão Digital GNU/Linux e Software Livre em Angola, na África.

A professora Maria Teixeira, uma das coordenadoras do evento, lembra que o GNU/Linux tem apresentado um crescimento regular e constante no mercado de Tecnologia da Informação desde o seu surgimento em 1991. No seu atual grau de desenvolvimento e maturidade é sinônimo de segurança e versatilidade e está sendo utilizado em muitos países como alternativa ao uso de soluções proprietárias e importadas. A palestra descreverá e analisará a presença e o impacto do GNU/Linux e Software Livre no mercado de TI no mundo e especialmente no Brasil.

Clique aqui para conferir a programação das palestras de informática; aqui para ver a programação destinada às Engenharias; e aqui para se inscrever na palestra a ser apresentada nesta quarta-feira, dia 10, pela empresa NAPData.