O UniSALESIANO, traz à Araçatuba, a médica especialista em cuidados paliativos no país, Dra. Ana Claudia Quintana Arantes.
Destinado a acadêmicos do curso de Medicina da Instituição e profissionais da área da saúde, o encontro abordará a temática “Conversas sobre perdas”, na manhã do dia 13 de abril, no Auditório Papa Francisco.

SENSIBILIZAR
Segundo Ana Claudia, é necessário abordar a questão da sensibilização da forma de tratamento dos pacientes, assim como os cuidados com as pessoas próximas que estão em situação de sofrimento.
“Para garantir a sensibilização, a melhor forma é conversando sobre a morte. Todo mundo morre e ninguém quer falar sobre esse assunto. Mas, conversar sobre a morte, é uma forma de encarar a questão de forma mais lúcida”, destacou a médica.
Ela ressalta que é importante que os profissionais, não somente os médicos, sejam responsáveis pelo tratamento a ser aplicado, e também pelas palavras proferidas durante o tratamento.
“Nos aproximamos das pessoas em um momento em que elas não queriam estar. É importante ter a técnica da profissão, mas ela se torna irrelevante quando se trata da vida de um ser humano. É importante pensar no fim da vida sobre uma perspectiva real e de um jeito mais aberto, respeitando o cuidado e conforto necessário”, disse.

OPORTUNIDADE
É a primeira vez que a profissional vem para Araçatuba, abordar o tema “Conversas sobre perdas”, com estudantes de medicina.
Para o coordenador do curso de Medicina do UniSALESIANO, Dr. Antônio Henrique Poletto, esta é uma oportunidade ímpar para os profissionais da saúde e acadêmicos da universidade.
“Para um médico, lidar com a perda de um paciente, não é nada fácil. A expectativa que temos é sempre de poder ajudar, curar e de prolongar a vida. É impossível ficar insensível diante da perda”, destacou Poletto.
Segundo o coordenador, o contato precoce com o assunto abordado pela especialista em cuidados paliativos tem muito a ensinar.
“O melhor caminho é se preparar desde o início da profissão. Conversar e refletir são as melhores formas para aprender a lidar com as situações de perda”, completou.

ESPECIALISTA
Dra. Ana Claudia Quintana Arantes é formada em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP), com residência em Geriatria e Gerontologia no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e pós-graduada em Psicologia.
Especializou-se em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e pela Universidade de Oxford, em Londres.
A médica é sócia-fundadora e vice-presidente da Associação Casa do Cuidar, Prática e Ensino em Cuidados Paliativos e ministra aulas nos cursos de formação multiprofissional e em Congressos Brasileiros.
Autora de um dos livros mais recomendados na atualidade: “A Morte é um dia que vale a pena viver”, participou da conferência internacional TEDx (Technology; Entertainment; Design), em que falou sobre os desafios de aliviar a dor e o sofrimento de doentes e familiares.
É docente da The School of Life e ministra as aulas “Como lidar com a morte” e “Como ter melhores conversas”, além de coordenar o curso avançado de pós-graduação Multiprofissional Cuidados Paliativos da Associação Casa do Cuidar.
Desde 2015 desenvolve cursos e intensivos de Conversas sobre a Morte para desvendar o tabu do tema e também atua no atendimento de pacientes na Geriatria, Cuidados Paliativos e suporte ao luto.

CONVITES
Aos profissionais da área da saúde interessados em participar das “Conversas sobre perdas”, os convites já estão à venda pela Life In House. Para mais informações acesse o site www.eventbrite.com.br – Cuidados Paliativos ou entre em contato pelos fones 18 99114.3232 ou 3606.5233.