Desde 1992 a Instituição presta serviços de suporte técnico nos pleitos eleitorais
Cerca de duzentos acadêmicos dos cursos de Engenharias e Tecnologias do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba, supervisionados por oito professores, trabalharam nas eleições deste domingo. Eles foram destacados para prestar apoio aos presidentes e mesários nos processos de votação, visando principalmente à manutenção preventiva do sistema de equipamentos disponibilizados pela Justiça Eleitoral.
O UniSALESIANO de Araçatuba participa deste processo desde 1992, colaborando em todas as eleições com um trabalho voluntário de apoio técnico nos processos eleitorais municipais, estaduais e federais.
Toda a ação desenvolvida integra um projeto criado, desenvolvido e coordenado pelo Vice-Diretor Geral da Instituição, professor Dr. André Luís Ornellas, e supervisionado pelos professores, Nelson Hitoshi Takiy, coordenador dos cursos de Engenharia Mecatrônica e de Telecomunicações, e Antônio Francisco de Sousa. Além disso, colaboraram os docentes Carlos Eduardo de Souza Zambon (tecnologia), Fernando Sávio (multimeios) e Carlos Eduardo Zambon (engenharia elétrica). A ação integra projetos dos cursos do UniSALESIANO direcionados para a Cidadania Responsável.
Além de oferecer suporte técnico para a perfeita utilização das urnas eletrônicas, após o término do horário permitido para votação os alunos do UniSALESIANO prestam auxílio desde as etapas de desligamento e embalagem dos equipamentos até a entrega deles aos responsáveis pelo transporte do local de votação à sede do Cartório Eleitoral. Ali, um outro grupo de alunos recebe as urnas e as organizam para a verificação e armazenamento. Todas as fases de apuração, com os demonstrativos da contabilização dos votos, são disponibilizadas em tempo real e projetadas em telões fixados em frente ao Cartório Eleitoral para a informação do público, dos meios de comunicação – rádio, TV e jornais – e dos fiscais dos partidos.
Um terceiro grupo de acadêmicos permaneceu a postos em escolas da Rede Estadual de Ensino, nos locais determinados para que os eleitores pudessem fazer suas justificativas de ausência de voto em suas respectivas cidades.