O UniSALESIANO sediou um evento de extrema relevância para toda a sociedade, promovido pelo TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 15ª Região, no dia 5 de abril, com o tema “Aprendizagem como instrumento de inclusão do afrodescendente ao trabalho decente e erradicação do trabalho infantil”.

O seminário, transmitido on-line pelo Canal do UniSALESIANO no Youtube, reuniu diversas autoridades, advogados, servidores da Justiça, do município de Araçatuba, docentes e acadêmicos de Direito da Instituição. O TRT da 15ª Região contou com o apoio da Escola Judicial do TRT da 15ª Região, da OIT (Organização Internacional do Trabalho) e do UniSALESIANO.

A programação contou com quatro painéis, oito palestras, o lançamento do livro “Trabalho Decente e Agenda 2030”, estudos em homenagem ao Ex-Presidente da AMATRA XV e do TRT-15, Desembargador e Professor Lorival Ferreira dos Santos, e, ainda, com a declamação de um poema feito pela Juíza, Rosilene da Silva Nascimento.

CONSCIENTIZAÇÃO

Na solenidade de abertura, o presidente do TRT-15, desembargador Samuel Hugo Lima, informou que o Tribunal tem investido muito no combate ao trabalho infantil, especialmente, nos casos de assédio moral e sexual. “Por meio dessa aproximação com a sociedade, o Tribunal tenta conscientizar a todos. Se formos exitosos nessa fase, com certeza teremos menos ações a serem julgadas”, citou.

A Vice-Prefeita de Araçatuba, Edna Flor, que representou o Prefeito, Dilador Borges, lembrou que Dom Bosco, fundador dos Salesianos, ficaria feliz em saber que sua obra está tendo continuidade, acolhendo evento dessa magnitude, pensando nos jovens, que sempre foram a razão maior de seu trabalho. “É a busca da igualdade plena que todos nós sonhamos e desenhamos em nossa Constituição”, ressaltou.

Por sua vez, o Pró-Reitor de Pastoral, Pe. Paulo Jácomo, SDB, que representou o Reitor do UniSALESIANO, Pe. Paulo Vendrame, SDB, ao lado do Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Dr. André Ornellas, reafirmou que qualquer ação que é feita em favor da juventude deixa Dom Bosco feliz. “A defesa da juventude, para nós, é muito importante”, completou.

Compuseram a mesa, ainda, o vice-presidente do TRT-15, desembargador João Alberto Alves Machado, o Diretor do Fórum Trabalhista de Araçatuba, Dr. Clóvis Victório Júnior, que representou o presidente do Comitê de Erradicação do Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT-15, Dr. João Batista Martins César, o presidente da Associação de Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região, Dr. Sérgio Polastro e a Dr. Lucila Ruriko Koga Gomes dos Santos, presidente da 28ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Diversas palestras foram ministradas ao público, com assuntos pertinentes ao tema do Seminário, como: “Aprendizagem como Inserção no Mundo do Trabalho Decente”, “Proteção Integral da Criança e do Adolescente e o Trabalho Escravo”, “A Importância da Aprendizagem na Inclusão do Afrodescendente ao Trabalho Decente”, “Discriminação do Afrodescendente nas Relações do Trabalho”, “Perfil atual do Trabalho Infantil no Brasil: Especificidades e Principais Desafios para as Políticas de Prevenção e Erradicação”, “Agenda 2030 da ONU – Os Poderes Constitucionais e Convenções Internacionais da OIT para o Enfrentamento do Trabalho Infantil”, entre outros.

Para o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação do UniSALESIANO, Prof. Dr. André Ornellas, o assunto debatido no evento sediado pela Instituição é uma pauta urgente e necessária para a promoção de uma sociedade mais justa e igualitária. “Estamos comprometidos em contribuir com iniciativas que visam combater o trabalho infantil e promover a inclusão social e econômica de todos os cidadãos, independentemente de sua origem étnico-racial. O UniSALESIANO reitera seu compromisso com a defesa dos direitos da juventude e com a construção de um futuro mais justo e inclusivo para todos”, disse.

Confira o evento on-line pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=aDO5rougCiM