O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba realizou neste sábado, dia 4, às 9h, reunião para a retomada dos trabalhos acadêmicos do segundo semestre com coordenadores e professores.
O encontro foi realizado no Campus Universitário, na Rodovia Senador Teotonio Vilela, e teve duas partes. Na primeira o Diretor Geral, Pe. Luigi Favero, e o Vice-Diretor, Prof. André Luís Ornellas, transmitiram e comentaram informações sobre ações acadêmicas e administrativas; na segunda todos participaram de um trabalho de pesquisa para levantar e analisar dados sobre a Instituição.
No início dos trabalhos, o Pe. Luigi fez uma reflexão sobre um texto apresentado para todos os presentes, intitulado ´A Videira e os Ramos´. “Jesus é a videira e nós somos os ramos e tudo isso tem a ver conosco como pessoas e como instituição”, disse ele. “A nossa Instituição é uma videira que cresceu muito e agora começa a dar os frutos, com os alunos chegando aos últimos anos e participando de suas formaturas. E, como todas as árvores precisam de poda, também nós temos que rever pontos e aperfeiçoar o nosso trabalho”, comentou.
Apresentou, também, para os presentes palavras contidas em um livro do Papa Bento XVI, sobre a purificação. Ele analisou uma parte da obra do Sumo Pontífice, que dizia: “Os processos de purificação, tão dolorosos quanto necessários, perpassam a inteira história e perpassam a vida dos homens que se entregarem a Cristo. Nestas purificações está sempre presente o mistério da morte e da ressurreição. Somente através de tais processos de morte a fertilidade persiste e se renova”.
O Pe. Luigi disse, então, que todo processo de transformação é bonito, traz momentos de dor, mas também é alegre. “A nossa vida é feita de projetos, esperanças e até fracassos, porque tudo tem de passar pelo processo de purificação”. E destacou que quando se encara o insucesso como uma poda e uma provação, todos têm a chance de aprender e de se renovar. “Nunca se desanima aquele que tem fé, quem tem objetivos, pensamentos positivos e idéias para concretizar”, disse.
Em outro momento de sua preleção, o Pe. Luigi exortou a todos para terem uma vida espiritual, estarem unidos a Deus, ler a Bíblia e ir às missas. “O que dá vida ao corpo é a alma e nossa vida espiritual deve sempre ser alimentada. Em nosso caso, de educadores, devemos não só ensinar os alunos mas também aprender com eles”, citou. Encerrou a primeira parte dos trabalhos destacando que “na vida o que vale é o entusiasmo, ter objetivos e uma direção segura” e concluiu lembrando que o UniSALESIANO de Araçatuba vem sendo muito procurado para parcerias e que várias delas já estão sendo realizadas. Citou, em especial, um convênio para atuação em um projeto de Inclusão Social, mantido com o Instituto Comuni Di Marcon, da região de Veneza, na Itália.
Na segunda parte do encontro coordenadores e professores foram convidados a participar de um trabalho em grupo. A dinâmica pedia que, dentre as grandes transformações experimentadas pelo mundo e pelas instituições universitárias nos últimos 20 anos, fossem apresentadas cinco delas, em ordem de importância. As respostas, apresentadas durante a plenária, serão objeto de análise e reflexão durante a próxima reunião entre a Direção e o grupo de coordenadores.
O Pe. Luigi Favero, Diretor Geral do UniSALESIANO, fala aos professores na reunião de abertura dos trabalhos acadêmicos do segundo semestre
Cerca de 120 professores participaram da reunião deste sábado, no UniSALESIANO