Docentes participaram de nova pesquisa sobre a Instituição

 

O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba realizou neste sábado, pela manhã, reunião com coordenadores, professores, colaboradores e monitores para a retomada dos trabalhos acadêmicos do primeiro semestre de 2008.

O encontro foi realizado no Campus Universitário, na Rodovia Senador Teotonio Vilela, e teve duas partes. Na primeira o Diretor Geral, Pe. Luigi Favero, fez alguns comentários sobre pontos da Bíblia. Citou um trecho do Novo Testamento, no qual o apóstolo São Lucas escreve: “Ninguém acende uma lâmpada para escondê-la sob uma vasilha”. O sacerdote, dirigindo-se à platéia, disse que os “professores são as lâmpadas, porque assim como elas os mestres foram criados para iluminar os acadêmicos”.

O Pe. Luigi exortou todo o corpo docente a se dedicar com muito empenho na missão educacional. “Os alunos gostam dos professores que transmitem vigor, entusiasmo e vibração”, disse. Lembrou, ainda, que todas as pessoas têm talentos que precisam ser utilizados. “Cada um de nós tem suas virtudes e por isso precisamos dar o melhor de nós em tudo que fazemos, principalmente no trabalho de ensinar nossos semelhantes”, comentou. E exemplificou, destacando que os paraninfos e patronos de turmas são escolhidos justamente por conta de suas muitas qualidades.

Na segunda parte da reunião, o Diretor Geral fez comentários sobre o Estatuto do UniSALESIANO, com uma preleção sobre os propósitos da filosofia de Dom Bosco, sintetizada na proposta de “formar bons cristãos, honestos cidadãos e profissionais competentes”.

Depois abordou a crise que se abate sobre as universidades de todo o país. “Só vão sobreviver as instituições que apresentarem qualidade no seu trabalho e que forem criativas”, disse. Mencionou, ainda, que as universidades para permanecerem atuando precisam ter um diferencial. “E o diferencial do UniSALESIANO está presente exatamente nos sonhos de Dom Bosco”, destacou. Sugeriu, aos presentes, análises críticas sobre os exames do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e a leitura que deve ser feita a partir dos resultados obtidos.

A seguir, o Pe. Luigi Favero distribuiu um texto que serviria de base para uma dinâmica com grupos de trabalho. O material propunha uma série de reflexões sobre o papel do professor. Assim, foram lidos e avaliados tópicos como o professor como educador, a educação integral, o educador como modelo, a afinidade institucional do educador e o exemplo de Dom Bosco.

Por último, pediu que os grupos discutissem três questões a serem apresentadas depois, em plenária. No trabalho, os participantes deveriam avaliar questões sobre credibilidade e processos tecnológicos de apoio, o que os docentes e colaboradores poderiam fazer pela Instituição e aspectos sobre a afinidade institucional.

Por último, o Vice-Diretor do UniSALESIANO, Prof. André Luís Ornellas, transmitiu informações administrativas e prestou orientações sobre o reinício dos trabalhos acadêmicos do ano de 2008.