O UniSALESIANO promoveu, recentemente, uma roda de conversa com o tema “Um Caso, Vários Olhares: Perspectiva Interdisciplinar em Caso de Tentativa de Suicídio”. Idealizado pela Liga Acadêmica Multidisciplinar em Saúde (LEMS) e pela Liga Acadêmica em Urgência e Emergência na Enfermagem (LAUEE), o encontro teve como propósito estimular a reflexão, o diálogo e a troca de experiências entre profissionais e acadêmicos da área da saúde sobre a importância do cuidado integral à saúde mental.
A roda contou com a participação da Drª Carolina D. Nardi Marçal, médica psiquiatra e docente do Curso de Medicina do UniSALESIANO, que abordou aspectos clínicos e diagnósticos dos transtornos mentais, ressaltando a relevância do acolhimento e da escuta empática na prevenção do suicídio.
Já a enfermeira, Susan Carla Pereira Rodrigues, responsável técnica do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), compartilhou experiências relacionadas ao cuidado em saúde mental na atenção psicossocial, destacando que a escuta qualificada, o acolhimento e o vínculo com o usuário são pilares fundamentais para um tratamento eficaz.
Para a psicóloga Angélica Tayná Alves Cardoso, criar espaços para dialogar sobre o tema é essencial. “Falar sobre suicídio não incentiva a concretização do ato, mas salva vidas. O silêncio, sim, pode ser fatal. Como psicólogos, precisamos acolher sem julgar e mostrar que sempre existe um caminho possível”, aconselhou.
A assistente social Emelly Victoria Basso Dias, trouxe o olhar social para a discussão, reforçando a importância do suporte familiar, comunitário e das políticas públicas na garantia dos direitos e no enfrentamento das vulnerabilidades que podem levar ao sofrimento psíquico.
Por sua vez, a enfermeira Jaqueline Sales Miranda, do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), compartilhou vivências do atendimento em situações de urgência, ressaltando a necessidade de sensibilidade, preparo técnico e emocional das equipes que atuam em casos de tentativa de suicídio e crise emocional.
O evento contou com participação ativa dos acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Psicologia, Farmácia, Biomedicina, Nutrição e Fisioterapia, que puderam desmistificar conceitos ultrapassados e compreender, na prática, a importância da atuação integrada de uma equipe multidisciplinar no cuidado à saúde mental.
De acordo com a Coordenadora do Curso de Enfermagem do UniSALESIANO, Profª. Giselle Sailer, o diálogo entre os profissionais reforçou que a prevenção do suicídio é uma responsabilidade coletiva, que exige empatia, escuta ativa e cooperação entre os diferentes setores da rede de atenção à saúde.
Além da troca de conhecimentos, o encontro também teve um gesto solidário: foram arrecadados litros de leite, que serão doados ao CAPS Infantil, fortalecendo o compromisso social dos acadêmicos e o vínculo da instituição com a comunidade.