A Pastoral Universitária do UniSALESIANO promoveu, na noite de 10 de abril, a 6ª edição da Vigília da Misericórdia. Realizado no Centro de Convivência da Instituição, o evento reuniu acadêmicos, colaboradores, familiares e membros da comunidade externa.
A programação foi marcada por momentos de oração, contemplação da Santa Cruz e atendimento de confissões, proporcionando uma atmosfera de profunda reflexão e recolhimento espiritual. O destaque da noite foi a intensa participação dos presentes, que demonstraram grande abertura para viver uma experiência de espiritualidade e interiorização.
O Pró-Reitor de Pastoral, Pe. Paulo Eduardo Jácomo, SDB, conduziu a celebração com o apoio da equipe pastoral e avaliou o evento de forma muito positiva. Segundo ele, a vigília cumpriu seu papel de convidar cada participante a fazer uma pausa na correria do cotidiano e voltar o olhar para dentro de si. “A proposta era fazer com que este momento fosse um olhar interior, para que cada um refletisse sobre a própria vida e percebesse o quanto ainda temos a caminhar para viver, de fato, as propostas do Evangelho”, afirmou.
MISERICÓRDIA
Pe. Paulo destacou que, muitas vezes, as pessoas são movidas por um “coração de pedra” que dificulta a vivência da Misericórdia de Deus. “Jesus nos convida: ‘Sede misericordiosos uns com os outros’. Essa é a base da verdadeira conversão”, explicou. As reflexões da noite tiveram como base os Evangelhos de João 8,1-11 — o episódio da mulher pecadora — e Mateus 25,31-46 — sobre o julgamento final.
“No Evangelho de João, Jesus nos pede uma conversão do coração: ‘Quem não tiver pecado, atire a primeira pedra’. Já em Mateus, Ele nos lembra que todos estaremos diante de Deus e seremos julgados pelo amor que deixamos de praticar”, completou.
O Coordenador de Pastoral, Bruno Carvalho, ficou entusiasmado com a realização do encontro: “Foi uma celebração muito bonita e contemplativa. Os jovens participaram ativamente, muitos procuraram o sacramento da confissão, e isso reforça o caráter espiritual e transformador da vigília”, destacou. Além de Bruno, participaram da organização do evento os agentes de Pastoral, João Paulo dos Santos Babolin, João Paulo dos Santos Galdino e Luiz Alexandre Marinho Lanzoni.
Um dos pontos altos do evento foi a diversidade do público, que reuniu alunos, colaboradores, pais de alunos e membros da comunidade salesiana de Lins. “Foi tocante perceber como todos estavam dispostos a viver esse momento com espírito de acolhida e verdadeira reflexão”, concluiu Pe. Paulo.
IMPACTO
O impacto da Vigília da Misericórdia também foi evidenciado nos depoimentos de participantes. A professora Giselle Sailer, coordenadora do curso de Enfermagem, afirmou que, ao término do encontro, experimentou uma sensação de leveza e serenidade. A professora Ana Carolina Frade Gomes, coordenadora do curso de Farmácia, ressaltou a relevância do momento como uma oportunidade singular de interiorização e reflexão pessoal. As professoras Mirella Justi Martins, coordenadora do curso de Psicologia, e Juliana Mitidiero, coordenadora do curso de Educação Física, também destacaram o caráter especial da vigília, observando o envolvimento profundo e o espírito reflexivo demonstrado por todos os presentes.
Por fim, o Reitor do UniSALESIANO, Pe. Paulo Fernando Vendrame, SDB, que participou do evento religioso, destacou que “a Vigília da Misericórdia acontece na preparação da Páscoa. Na próxima semana iniciaremos a Semana Santa, e celebraremos a Páscoa de Jesus Cristo, preparando também a nossa Páscoa com Ele. Como nos recorda a Igreja, somos o Povo de Deus a caminho, olhos fixos em Jesus Cristo, que é nossa meta!”