O UniSALESIANO realizou a Reunião Plenária para abertura do ano acadêmico de 2020, no dia 8 de fevereiro, no auditório Papa Francisco. Participaram do evento os membros da Reitoria, coordenadores e professores de Araçatuba e Lins, representantes de alunos e professores do Colégio Salesiano “Dom Luiz Lasagna”.

O público foi acolhido com um momento de oração, conduzido pelos integrantes da Pastoral Universitária.

O Reitor do UniSALESIANO, Pe. Luigi Favero, fez a apresentação dos novos membros da Pastoral: o Pró-Reitor de Pastoral, Pe. Paulo Vendrame, e o coordenador de Pastoral, Pe. Erondi Tamandaré. “A Pastoral é a dimensão mais importante, nossa identidade”, afirmou o Reitor.

Pe. Luigi saudou os membros da Reitoria, o Vice-Reitor e Pró-Reitor Acadêmico e Pós-Graduação, Prof. André Ornellas, a Pró-Reitora Administrativa, Vanda Moura, e a todos os presentes, pedindo a benção de Deus e o agradecendo “por tudo aquilo que temos, por tudo aquilo que somos”.

O Pró-Reitor de Pastoral, Pe. Paulo Vendrame, apresentou a Estreia 2020, com o tema – “Seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu (Mt 6,10) – Bons cristãos e honestos cidadãos”. O tema que vai nortear as ações e reflexões da Família Salesiana de 2020 é a base da proposta educativa de Dom Bosco: formar bons cristãos e honestos cidadãos.

Segundo Pe. Paulo, Dom Bosco entregava uma frase motivadora como presente ao início de cada ano. “Essa prática começou em 1850. Estreia é como um presente”, explicou. Pe. Luigi completou dizendo que significa, ainda, estrela: mensagem de algo que orienta, neste caso, as atividades deste ano.

SALESIANIDADE

Pe. Luigi ministrou a palestra com o tema “São Francisco de Sales – Patrono dos Salesianos”, que faz parte da Capacitação em Salesianidade, iniciada no ano passado. O Reitor destacou que São Francisco, que viveu entre os anos de 1567 e 1622, foi um grande homem e um grande pastor. “Um santo que faleceu 200 anos antes de Dom Bosco e que marcou profundamente seu pensamento, sua ação pedagógica, humana e cristã.

De acordo com Pe. Luigi, São Francisco de Sales foi chamado de “Santo Cavalheiro”, por sua paciência e gentileza. “Entendemos porque Dom Bosco o escolheu, porque a educação é coisa do coração”.

Após a palestra, o Vice-Reitor, Prof. André Ornellas, explanou sobre as ações pedagógicas para o ano de 2020. O evento foi encerrado pelo Pe. Luigi, que agradeceu a presença de todos.