O UniSALESIANO realizou a Reunião Pedagógica com: Reitoria, coordenadores de cursos, docentes e alunos, na manhã do dia 10 de agosto, no auditório Papa Francisco, com o objetivo de explicar o cronograma para o segundo semestre.
O evento foi iniciado com um momento de reflexão feito pelo Pró-Reitor de Pastoral Universitária, Pe. Waldomiro Bronakowski. Ele destacou a palavra “qualidade” como sendo primordial na promoção dos serviços dentro de uma universidade, sempre levando a sério o sistema e a pedagogia preventiva do “nosso fundador, Dom Bosco”.
O Reitor do UniSALESIANO, Pe. Luigi Favero, destacou a importância dos números dentro de uma Instituição. De acordo com o Reitor, os números são fundamentais. “O MEC pede e dá números: se quisermos nota cinco, temos que preencher os requisitos”, ressaltou o padre, ao frisar que o UniSALESIANO conquistou nota cinco no recredenciamento porque, praticamente, o trabalho foi “quase perfeito”.
“Temos alguns pontos a serem melhorados. Não temos um histórico de nota 5, o caminho foi difícil”, frisou o Reitor, ao afirmar que o conceito máximo coloca o UniSALESIANO entre as 50 melhores Instituições Universitárias do Brasil.
Dentro do cronograma da Reunião Pedagógica, a coordenadora do curso de Serviço Social, Profª. Cláudia Ferreira, apresentou o “Projeto Social Comunitário”, que está em fase de implantação. Conforme a docente, o projeto consiste em uma disciplina obrigatória para todos os cursos e é alinhado à missão do UniSALESIANO, de “formar bons cristãos, honestos cidadãos e profissionais competentes”.
O projeto “Voluntariado Missionário”, que está em sua terceira edição, também foi apresentado ao público. Quatro alunos que viajaram para Mato Grosso e conheceram de perto a cultura indígena deram depoimentos emocionantes.
Integrantes da comissão da apresentação do Science Days – Feira Internacional de Ciências que será sediada no UniSALESIANO no próximo mês, falaram sobre as atividades e expectativas. “É uma Feira que reunirá empresas, integrantes da NASA, vários equipamentos e amostras na área da tecnologia, ciências e robótica. Já são mais de três mil alunos cadastrados, de diversos estados”, explicou o coordenador dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Mecatrônica, Prof° Nelson Hitoshi Takiy.
O Vice-Reitor e Pró-Reitor Acadêmico e Pós-Graduação, Profº. André Ornellas, e a coordenadora dos cursos de Engenharia da Computação e de TDS, Profª. Maria Aparecida Teixeira Bicharelli, explanaram os itens e seus conceitos no relatório do MEC para a conquista da nota 5. “Não teve nenhuma diligência. A visita analisou a parte documental, a titulação de todos os professores. Não tivemos nenhum fechamento menor que quatro. Realmente é uma grande conquista”, definiu Ornellas.
Por fim, o Reitor destacou a importância das Missas Universitárias, realizadas mensalmente do UniSALESIANO, para toda a comunidade acadêmica.