A Direção do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba realizou neste sábado, 3, reunião pedagógica e de programação. O objetivo principal do encontro era preparar a recepção aos alunos e discutir pontos do calendário acadêmico do ano letivo que se inicia.

O Pe. Luigi Favero, Diretor Geral do UniSALESIANO, abriu o evento com orações e comentários sobre palavras do profeta Jeremias, que abordam a confiança entre os seres humanos. Depois de analisar o conteúdo da mensagem, fica claro que o homem deve confiar em Deus, porque “a esperança é o Senhor”.

“O homem que coloca a confiança em Deus nunca se decepciona e sempre alcança seus intentos”, disse Pe. Luigi. Ele lembrou que também tem as suas próprias dificuldades, momentos difíceis que ele coloca nas mãos de N. S. Auxiliadora e nas mãos de Deus e por isso encontra sempre as respostas que busca. Ele aproveitou para contar uma história sobre amizade, para exemplificar que quase sempre “os amigos fogem da hora das dificuldades”.

Ele citou porque fez questão de erigir a Igreja no Campus. “Ela foi construída para que Deus nos proteja sempre e para que todos que passam por ali possam ter a chance de entrar, refletir, fazer suas orações e se fortalecer para o trabalho e as ações do dia”, comentou.

Leu para todos, principalmente para os novos professores, o teor da Missão Salesiana e dos sonhos de Dom Bosco, que é o de formar bons cristãos e honestos cidadãos. Desejou boas vindas a todos e pediu que eles se empenhassem ao máximo para ajudar a Instituição e o aluno. Sugeriu que, assim como as empresas produzem coisas para a vida diária para a sobrevivência das pessoas, também eles produzam conhecimento e cultura para os alunos. Em seguida, pediu que os novos professores se apresentassem à frente e dissessem quais as disciplinas em que lecionarão.

Comentou o conteúdo de um artigo falando da importância do livro e do jornal. “O livro nunca deixará de existir e é através da boa e freqüente leitura que aprendemos tudo que precisamos”, analisou. Citou, ainda, trechos de um livro que está lendo, que fala sobre líderes e espírito de liderança e deu conselhos para que as pessoas exerçam essa condição relacionando-se bem com seus comandados.

Em certo ponto de suas colocações falou sobre as dificuldades que as universidades estão enfrentando hoje, com situações difíceis e em um cenário em que muitas delas, inclusive, estão fechando suas portas. “Os próximos três anos serão determinantes para sabermos quem permanecerá atuando como instituição educacional e as que sobreviverem neste período permanecerão e terão a oportunidade de continuar crescendo”, disse. Para ele, um dos segredos do sucesso das entidades está na união de todos. “Em águas agitadas, as pessoas que estão no mesmo barco devem estar de mãos dadas”, aconselhou.

Concluindo suas explanações, o Pe. Luigi Favero falou sobre as aulas inaugurais e magnas, que segundo ele devem representar um momento solene, com a presença e envolvimento de todos, direção, funcionários, coordenações e professores. Em seguida, falou sobre a idéia de transformar as próximas reuniões com professores em momentos mais participativos, em que cada qual possa expressar suas sugestões.

O Vice-Diretor, Prof. André Luis Ornellas falou sobre o trabalho acadêmico, questões administrativas, cursos a distância e outras informações importantes para a realização da ação letiva de 2007.

Os participantes do encontro tiveram também a oportunidade de conhecer o novo plano de Saúde a ser implantado no UniSALESIANO, que para tanto firmou uma parceria com a Santa Casa de Misericórdia.

Depois de terminada a reunião todos os presentes foram convidados para um lanche com café, doces e salgados.