O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO Araçatuba, através da coordenação dos cursos de Engenharia de Telecomunicações e Engenharia Mecatrônica, vai promover nesta sexta-feira e sábado, dias 10 e 11, seminário sobre o tema Novos Instrumentos de Planejamento Energético Regional Visando ao Desenvolvimento Sustentável – A Dimensão Política. O evento será desenvolvido no Campus do UniSALESIANO, na Rodovia Senador Teotônio Vilela, km 8,5.
A organização e realização das palestras ficará a cargo do IEE/USP – Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP, Grupo de Energia do Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétrica da Escola Politécnica da USP e Cooperhidro – Cooperativa do Pólo Hidroviário de Araçatuba, com o apoio da FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, coordenada pelo Prof. Dr. Miguel Edgar Morales Udaeta / USP.
A abertura será feita nesta sexta-feira, às 9h, pelo Pe. Luigi Favero, Diretor Geral do UniSALESIANO. Na oportunidade também falarão o coordenador do projeto PIR/USP, Prof. Dr. Miguel Edgar Morales Udaeta, da Escola Politécnica da USP, e Carlos Antonio Farias de Souza, presidente da Cooperhidro – Cooperativa do Pólo Hidroviário de Araçatuba – Agência de Desenvolvimento Regional. O evento é parte integrante do projeto PIR-USP – Planejamento Integrado de Recursos Energéticos na USP – Gestão da Oferta e Demanda Energética.
A primeira palestra, que acontecerá logo depois da abertura, será ministrada pelo professor e engenheiro Giuliano Pierre Estevam, do Departamento de Engenharia de Telecomunicações do UniSALESIANO, abordando o tema Introdução a Fontes Renováveis e Não Renováveis de Energia e Histórico da Energia Elétrica no Brasil. A seguir, no mesmo dia e no sábado outros temas importantes serão apresentados e debatidos.
Participarão do evento representantes de empresas, indústrias, instituições e autarquias da região de Araçatuba, bem como todos os alunos dos cursos de Engenharias e Administração Sócio-Ambiental da Instituição. Os presentes receberão, a título de comprovação de atividades complementares, Certificado de Participação emitido pela Universidade de São Paulo (USP). O Seminário terá 20 horas de duração.
Em encontro de preparação do evento, realizado no dia 23 de julho, foi formalizado o convênio para a realização da parceria e oficializada a autorização de uso de uma antena de ondas de rádio. O UniSALESAINO destinará uma área para a instalação de equipamentos que vão monitorar as condições climáticas e atmosféricas da região de Araçatuba, englobando uma área com 45 municípios, através de sensores importados do Japão e colocados em uma torre de 50 metros, no Aeroporto Internacional Dario Guarita de Araçatuba.
A programação prevê a realização das seguintes palestras: Às 9h30, Introdução a Fontes Renováveis e Não Renováveis de Energia e Histórico da Energia Elétrica no Brasil, a cargo de Giuliano Pierre Estevam, professor titular do Departamento de Telecomunicações do UniSALESIANO; às 10h, O Novo Cenário de Desenvolvimento da Região, a ser proferida por Carlos Antonio Farias de Souza, presidente da Cooperhidro; às 10h15, Parcerias e Cooperação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação, a ser apresentada pelo Dr. Jaime José da Silva, vereador da Câmara Municipal de Araçatuba; e às 11h30, O Planejamento Integrado de Recursos Energéticos – PIR – na Região Administrativa de Araçatuba, a cargo do Dr. Miguel Edgar Morales Udaeta, professor do IEE/USP e GEPEA/EPUSP e coordenador do PIR.
Após o almoço, a partir das 14 horas, como etapas do treinamento os seguintes temas: Módulo 1 – Introdução: PIR e a Caracterização da Dimensão Política; Módulo 2 – Movimentos, Organizações e Empreendimentos Energéticos; Módulo 3 – Histórico de Implementações Governamentais e Empreendimentos Energéticos; Módulo 4 – Relações de Poder de Envolvidos e Interessados; Módulo 5 – Inclusão e Participação dos En-In no Planejamento Energético; Módulo 6 – Tomada de Decisão no Escopo do PIR; Módulo 7 – Integração Energética; Módulo 8 – Segurança Energética; Módulo 9 – Regulação Energética; e Módulo 10 – Propriedade de Recursos Energéticos.