O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba promoveu neste sábado, pela manhã e tarde, a II Copa Universitária de Judô, Jiu-Jitsu e Karatê. O evento foi realizado nas dependências do Ginásio Poli-Esportivo do Serviço Social da Indústria (SESI), entidade co-promotora do acontecimento. Também participaram como órgãos apoiadores a Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer do governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de Araçatuba.

A Copa recebeu inscrições de atletas de 22 instituições de ensino superior do Estado de São Paulo e Mato Grosso do Sul para disputas nas modalidades definidas, nas categorias masculino e feminino.

A abertura solene do evento foi feita às 10 horas, com a presença do Pe. Luigi Favero, Diretor Geral do UniSALESIANO, do Prof. Clóvis Aparecido Cavenaghi Pereira, Diretor do Sesi, e de autoridades representantes das duas instituições e de outras também convidadas.

Ao falar na abertura, o Pe. Luigi Favero disse que se tratava de uma festa muito bonita e cheia de cores. “É muito bom ver esta juventude participando deste evento e observando os princípios do respeito e da disciplina”, comentou. Saudou os atletas de todas as instituições inscritas, elogiou a estrutura e o ambiente do Ginásio de Esportes do Sesi e agradeceu o Prof. Clóvis pela acolhida.

O Pe. Luigi disse ter ficado muito emocionado ao ver o desfile de entrada dos atletas. “A coisa mais bonita que recebemos de Deus é a vida. E através do esporte aprendemos a praticar esforços e a observar a disciplina”, destacou. Depois elogiou também o organizador e coordenador do evento, Prof. Ricardo Soares de Almeida, responsável pelo setor de esportes do UniSALESIANO, abençoou os universitários, as crianças e as famílias de todos os participantes.

O Diretor do Sesi, Prof. Clóvis Aparecido Cavenaghi Pereira, disse ter ficado honrado com a parceria com o UniSALESIANO na realização da Copa e destacou que a entidade sempre estará de portas abertas para eventos semelhantes. “Temos hoje, aqui, bons atletas e gente bonita, e o esporte é a esteira onde podemos desenvolver de forma harmoniosa conceitos de disciplina e respeito ao adversário”, citou.

Ele disse, também, que o dia era de congraçamento e que o esporte tem a capacidade de fazer com que as pessoas revejam e reconquistem bons valores que devem ser cultuados. “Assim, é possível desenvolver o corpo, a mente e a filosofia de vida com a ajuda do esporte”, concluiu.

Um dos momentos mais emocionantes do evento foi a entrada das crianças que participam do Projeto Amor Solidário, realizado em todos os sábados no Sesi, em outra parceria mantida entre as duas instituições. A presença de jovens de bairros carentes de Araçatuba atendidos pelo programa foi muito aplaudida.

Outro destaque foi a participação do Grupo de Taikô Ryhumei Wadaiko, da Associação Cultural Nipo-Brasileira, que se apresentou com 20 integrantes em belíssimas execuções de coreografias com tambores e flautas.

Autoridades do UniSALESIANO, do Sesi e de outras instituições e atletas da Copa Universitária de 2007 durante a solenidade de abertura oficial do evento