A 9ª edição do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) do UniSALESIANO que, neste ano, será apresentada no formato online devido à pandemia do novo coronavírus, terá mais que o dobro de trabalhos em comparação com 2019 e a participação de 225 pessoas, sendo 71 orientadores e 154 acadêmicos.

Neste ano, foram inscritos 78 trabalhos (32 por meio de Bolsa Institucional e 46 voluntários). No ano passado, foram apresentados 32 trabalhos científicos.

As apresentações serão realizadas neste sábado, dia 28 de novembro, a partir das 9h, pelo Google Meet. O Reitor do UniSALESIANO, Pe. Luigi Favero, fará a abertura do evento. “É um programa bonito e importante para o UniSALESIANO e, sobretudo, para os acadêmicos porque é uma grande experiência e uma grande prática”, disse.

O objetivo do PIBIC é incentivar os professores ao exercício da atividade científica e da orientação acadêmica; estimular a inserção dos estudantes dos cursos de graduação no programa de iniciação científica; despertar a vocação da pesquisa científica; contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa; expandir o pensamento crítico e o conhecimento científico dos acadêmicos; e promover a produção científica e sua publicação, aumentando a contribuição da instituição neste campo do saber.

O Pró-Reitor Acadêmico do UniSALESIANO, Prof. André Ornellas, afirmou que o convite será feito a todos os Coordenadores e professores dos cursos da Instituição, para que possam acompanhar a evolução das pesquisas científicas dos acadêmicos do UniSALESIANO. “A cada ano que passa, vemos que o empenho dos nossos alunos aumenta, com trabalhos de grande relevância e importância para a sociedade”, disse.

O Prof. Paulo Umeno Koeke, do Curso de Fisioterapia do UniSALESIANO de Lins, é responsável por auxiliar o Pró-Reitor Acadêmico, André Ornellas, na elaboração, execução e administração dos processos pertinentes ao PIBIC. “A expectativa é que o evento seja a ‘cereja do bolo’ de mais um ciclo científico, cultural e educacional do PIBIC UniSALESIANO”, descreveu.

Todos os participantes (bolsistas e voluntários), com projetos submetidos e aprovados, receberão um certificado com carga horária, válido para Atividades Complementares.