O Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO de Araçatuba está realizando a 5a. Campanha de Prevenção da Hipertensão Arterial. O evento teve início nesta segunda-feira e prossegue até quinta, dia 25. Os trabalhos estão sendo feitos por coordenadores, professores e acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia mantidos pela Instituição.

Neste ano, os locais de atendimento são o Calçadão da Marechal Deodoro, a Praça IX de Julho – em frente à Câmara Municipal de Vereadores – e o Terminal Urbano de Araçatuba.

Entre as ações, que acontecem entre às 8h30 e 12h30, estão a orientação sobre saúde com vistas ao controle da pressão arterial sistêmica, verificação da pressão arterial e do pulso radial e a entrega de folhetos explicativos sobre a doença.

A professora Rossana Abud Cabrera Rosa, uma das coordenadoras do evento, informou que dados armazenados através da realização das campanhas anteriores mostram que a população apresentou 21% de incidência de hipertensão arterial, muitas vezes associada a fatores de risco como o fumo e a diabetes. Como exemplo, citou entre os fumantes 20,2% de ocorrências, entre os diabéticos 28,3% e entre aqueles que tanto fumam como sofrem da diabetes 27,7%.

Segundo ela, o fator mais preocupante é que grande parte da população não sabe que é portadora da doença. “Estes dados e resultados demonstram a necessidade da veiculação de informações importantes para a promoção da saúde da população”, destacou. Em 2007 foram atendidas 3.120 pessoas, número que deve aumentar na campanha deste ano.