A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) do UniSALESIANO promove a 5ª SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), entre os dias 23 e 27 de outubro, com o tema “Trabalhe com segurança hoje e garanta seu futuro e de sua família”.

De acordo com o Técnico em Segurança do Trabalho, Nivaldo de Souza Luna, a SIPAT é uma semana dedicada à prevenção de doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, obrigatória para todas as empresas que possuem uma CIPA.

A legislação que rege é a Portaria n.º 3.214 e a semana é realizada com o apoio do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho. “Esta edição está sendo um evento importante para promover informações valiosas e aprendizado para os colaboradores da Instituição”, disse Nivaldo.

PROGRAMAÇÃO

A programação da 5ª SIPAT inclui uma variedade de palestras e atividades voltadas para a promoção da segurança e saúde no ambiente de trabalho. No dia 23 de outubro, o gerente de vendas da EPI.COM, Samir C. Ramos Junior, ministrou palestra sobre “Conscientização sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e prevenção de acidentes do trabalho”.

No dia seguinte, uma parceria entre a CIPA, a Pastoral Universitária e o Departamento de Recursos Humanos, resultou na palestra sobre a Campanha Outubro Rosa, ministrada pela enfermeira Priscila Dias, dentro da Formação dos Colaboradores em Salesianidade.

Já no dia 25, pela manhã, o docente do Curso de Educação Física, André Jokura, coordenou um momento de orientação sobre postura no ambiente de trabalho e ginástica laboral. No dia, a palestra sobra “A importância da Sustentabilidade” foi ministrada por membros da Acrepom.

E por fim, no dia 27, pela manhã, a professora Raquel Colleti, do Curso de Medicina, explanou, por meio da palestra, o tema “Treinamento em uso do Desfibrilador Externo Automático (DEA)”.

A 5ª SIPAT da Unisalesiano foi uma semana de aprendizado e conscientização sobre a segurança e saúde no trabalho, refletindo o compromisso da Instituição em promover um ambiente seguro e saudável para seus colaboradores.