O UniSALESIANO Araçatuba reforça seu compromisso com a sustentabilidade, implementando ações concretas para reduzir seu impacto ambiental. Recentemente, a Reitoria tomou uma iniciativa significativa, substituindo os copos plásticos por canecas e garrafas térmicas personalizadas. Esses brindes sustentáveis foram distribuídos como parte dos presentes de Natal para aproximadamente 300 colaboradores da Instituição.

A crescente preocupação com o meio ambiente reflete uma mudança de mentalidade na sociedade mundial. No entanto, um hábito persistente e prejudicial que exige atenção imediata é o uso de copos descartáveis. Esses objetos, presentes em diversos locais, como hospitais, consultórios, escolas e escritórios, geram uma quantidade alarmante de resíduos plásticos.

Além disso, os copos descartáveis, ao longo do tempo, liberam microplásticos tóxicos que, ao serem ingeridos por peixes, suas partículas são transferidas ao longo da cadeia alimentar, afetando os organismos que as ingerem diretamente ou indiretamente. Isso pode ter um impacto potencial na saúde humana, afetando órgãos, tecidos e até mesmo a funcionalidade da célula, ocasionando efeitos tóxicos ou letais.

A reciclagem desses copos é praticamente inviável, pois, frequentemente, são descartados sujos e contaminados após o uso. Adicionalmente, ao serem aquecidos, liberam substâncias prejudiciais, como o estireno, considerado cancerígeno, e o bisfenol-A, associado a diversos problemas de saúde, incluindo cansaço, dores de cabeça e hiperatividade.

SUSTENTÁVEL

Diante desses desafios, a troca para canecas personalizadas apresenta uma solução sustentável. A personalização ainda permite que as canecas levem a identidade da Instituição, por exemplo, com a inclusão do logotipo da empresa.

Ao adotar medidas concretas como essa, o UniSALESIANO Araçatuba reforça seu compromisso com a sustentabilidade e serve como exemplo inspirador para outras instituições que buscam maneiras eficazes de preservar o meio ambiente.

A Pró-Reitora Administrativa do UniSALESIANO, Vanda Moura, enfatiza a importância dessa iniciativa para a comunidade acadêmica. “Estamos comprometidos em adotar práticas sustentáveis que promovam a preservação do meio ambiente. A troca dos copos plásticos por canecas e garrafas térmicas é um passo significativo em direção à redução do nosso impacto e um exemplo do comprometimento do UniSALESIANO com a sustentabilidade.”