Os alunos do 5º termo do Curso de Administração Sócio-Ambiental do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium – UniSALESIANO Araçatuba, Marcelio Simões e Maria Madalena da Silva, a professora Célia Corazza e o Padre Jair Gonçalves Ribeiro, da Diretoria da Instituição, concretizaram um compromisso assumido recentemente pela classe: o plantio de cinco árvores em comemoração ao Dia Internacional do Meio Ambiente, transcorrido no último dia 5.

O gesto foi praticado no dia 2 de junho, às 15 horas no Campus Universitário, e teve o objetivo de despertar o meio estudantil para uma ação de contribuição para a qualidade de vida futura do planeta que agoniza com a falta da vegetação. As árvores representam o principal veículo da natureza na produção de oxigênio, necessárias, portanto, para a conversão do gás carbônico na atmosfera.

Segundo a professora Célia Corazza, a região de Araçatuba ficou conhecida por se situar entre aquelas que mais desmataram áreas verdes nesta última década e muito pouco está sendo feito para recompor os danos causados.

Ela lembra que o plantio de apenas cinco árvores pode não representar muito em termos de quantidade para o momento. “Porém, certamente quem hoje se dispõe a plantar uma espécie sentirá amanhã vontade de plantar mais uma e assim, sucessivamente, poderemos ao longo do tempo repor parte do que necessitamos para termos uma atmosfera mais equilibrada”, comentou.

Duas das árvores plantadas foram da espécie dos jequitibás, duas de aroeiras e uma de peroba rosa, todas pertencentes à flora brasileira.

Os alunos da classe contribuíram para a confecção da placa que identificará uma das árvores. As demais estão sendo providenciadas pelo UniSALESIANO.