O Instituto Amor Maior (IAM), Clínica de Intervenção Comportamental, promoveu o 2º Simpósio I.A.M. – Desafios e Oportunidades para a Inclusão da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), nos dias 28 e 29 de março. O evento, que ocorre na semana do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 02 de abril, trouxe debates aprofundados sobre o TEA e abordou novas possibilidades de inclusão.
O simpósio reuniu profissionais, familiares, pessoas com TEA e toda a sociedade, promovendo um espaço de troca de experiências e compartilhamento de conhecimentos. Entre os participantes, estiveram 52 alunos do UniSALESIANO, especificamente dos cursos de Direito, Psicologia e Medicina. Os acadêmicos tiveram a oportunidade de participar de discussões sobre saúde, educação e inclusão social, ampliando sua visão sobre os desafios enfrentados por pessoas autistas e suas famílias.
Além das palestras voltadas para a área jurídica, os alunos puderam se aprofundar em temas como fonoaudiologia, terapia ocupacional e ortopedia, ampliando sua compreensão sobre o atendimento multidisciplinar voltado para o TEA.
O acadêmico de Direito, Osmar Francisco de Oliveira, afirmou ter sido uma experiência muito boa. “Foi enriquecedor aprender mais sobre áreas diferentes, como terapia ocupacional e ortopedia. Mesmo trabalhando na área de home care, não atuo diretamente com autistas, então foi muito bacana ter essa visão voltada para a saúde e entender como esses profissionais lidam com o TEA”, comentou o jovem, que tem três sobrinhos autistas. “Foi por causa deles que escolhi abordar a garantia dos direitos das pessoas com TEA no meu Trabalho de Conclusão de Curso.”
Além disso, Osmar destacou sua intenção de se especializar na área de Direito em Saúde e Autismo, visando atuar de maneira mais humanizada na defesa dos direitos das pessoas com TEA.
Para a Coordenadora do Curso de Direito, Profª. Cibele Rodrigues, a participação dos alunos do UniSALESIANO reforça o compromisso da instituição com a formação acadêmica voltada para a inclusão e a promoção dos direitos das pessoas com TEA.