O UniSALESIANO foi representado no “Encontro de Pastoral das IUS (Instituições Universitárias Salesianas) da América” pelo Pró-Reitor de Pastoral, Pe. Waldomiro Bronakowski. O evento foi realizado entre os dias 12 e 14 de setembro, na Universidade Politécnica Salesiana de Quito, no Equador.

O tema “Que significa fazer pastoral hoje no mundo da universidade?” foi debatido entre 16 representantes de IUS localizadas na Argentina, Brasil, Bolívia, Equador, México, Guatemala, El Salvador e Chile.

Segundo Pe. Waldomiro, o objetivo foi oferecer elementos teológicos, pedagógicos e a espiritualidade salesiana aos pastoralistas a fim de que aconteça a universidade em pastoral. “Temos que atingir todas as esferas, como corpo docente, discente, técnico-administrativo e até as famílias dos universitários”, explicou.

Para que o trabalho pastoral tenha mais qualidade, a intenção do encontro foi sugerir aos representantes das IUS uma formação continuada e de capacitação dos pastoralistas. “Na próxima semana, vamos ter uma reunião com os nossos pastoralistas para repassar as orientações práticas que deverão ser colocadas em prática, a partir de 2020”, disse.

No evento, Pe. Marcelo Farfán, Coordenador Geral de IUS, afirmou que o discurso da pastoral é talvez o discurso mais importante no mundo da universidade católica e salesiana porque toca a identidade e a missão da Instituição.